Daltonismo é a incapacidade de ver certas cores da forma normal.
Discromatopsia; Acromatopsia parcial; Cegueira de cores
O daltonismo ocorre quando há um problema com os grânulos de detecção de cor (pigmentos) em algumas células nervosas do olho. Estas células são denominadas cones. Elas são encontradas na retina, a camada sensível à luz que reveste a parte de trás do olho.
Se apenas um pigmento estiver faltando, você pode ter problemas em distinguir entre o vermelho e o verde. Este é o tipo mais comum de daltonismo. Se um pigmento diferente estiver faltando, você pode ter problemas para ver as cores azul e amarelo. Pessoas com daltonismo azul-amarelo geralmente têm problemas em identificar vermelhos e verdes também.
A forma mais grave de daltonismo é a acromatopsia. Uma pessoa com esta condição rara não consegue ver qualquer cor, então elas enxergam tudo em tons de cinza.
A maior parte dos casos de daltonismo se deve a um problema genético. Cerca de 1 em cada 10 homens tem algum tipo de daltonismo. Muito poucas mulheres são daltônicas.
A droga hidroxicloroquina também pode causar daltonismo. Ela é usada para tratar artrite reumatoide e outras condições.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir:
Muitas vezes, os sintomas podem ser tão leves que algumas pessoas não sabem que são daltônicas. Um pai ou mãe pode notar sinais de daltonismo quando uma criança está aprendendo suas cores.
Movimentos rápidos e lado a lado dos olhos (nistagmo) e outros sintomas podem ocorrer em casos graves.
O seu médico ou oftalmologista pode verificar a sua visão de cores de várias maneiras. O teste para daltonismo é comumente feito num exame de olhos.
Não há nenhum tratamento conhecido. No entanto, existem lentes de contato e óculos especiais que podem ajudar as pessoas com daltonismo a distinguir a diferença entre cores semelhantes.
O daltonismo é uma condição para toda a vida. A maioria das pessoas é capaz de se ajustar a ele sem dificuldade ou deficiência.
As pessoas daltônicas podem não ser capazes de obter um emprego que exija a capacidade de enxergar as cores com precisão. Por exemplo, eletricistas e pintores, designers de moda precisam ter a capacidade de enxergar cores com precisão.
Entre em contato com um oftalmologista se você suspeitar que você ou o seu filho tem daltonismo.
Faça uma consulta com o seu médico ou oftalmologista se você acha que você (ou sua criança) tem daltonismo.
Adams AJ, Verdon WA, Spivey BE. Color vision. In: Tasman W, Jaeger EA, eds. Duane's Foundations of Clinical Ophthalmology. 2013 ed. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins; 2013:vol. 2, chap 19.
Crouch ER, Crouch ER, Grant TR. Ophthalmology. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Textbook of Family Medicine. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 17.
Wiggs JL. Molecular genetics of selected ocular disorders. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Ophthalmology. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 1.2.