Degeneração macular - relacionada à idade

Definição

A degeneração macular é um transtorno ocular que lentamente destrói a visão central, tornando difícil enxergar pequenos detalhes e ler.

A doença é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, razão pela qual é frequentemente chamada de degeneração macular relacionada à idade.

Nomes alternativos

Degeneração macular relacionada à idade; Degeneração macular senil; Perda da visão - degeneração macular

Causas

A retina é a camada de tecido mais interna no fundo do olho. Ela transforma a luz e as imagens que entram no olho em sinais nervosos que são enviados ao cérebro. A mácula, um ponto amarelo no centro da retina, é a parte da retina que torna a visão mais precisa e detalhada. A mácula contém uma grande quantidade de dois pigmentos naturais chamados luteína e zeaxantina.

A degeneração macular é causada pelo dano aos vasos sanguíneos que abastecem a mácula. Essa alteração nos vasos sanguíneos danifica a mácula.

Existem duas fases da degeneração macular:

Os cientistas não sabem ao certo o que causa a doença. Ela é rara antes dos 55 anos e é mais frequentemente vista em adultos a partir de 75 anos.

Fatores de risco para degeneração macular incluem:

Sintomas

Você pode não ter os sintomas inicialmente. Conforme a doença progride, a visão central pode ser afetada.

SINTOMAS DA DEGENRAÇÃO MACULAR SECA

O sintoma mais comum da degeneração macular seca é a visão borrada. Objetos na visão central parecem distorcidos e borrados e as cores parecem desbotadas. Você pode ter problemas em ler impressões ou ver outros detalhes, mas geralmente enxerga-se bem o suficiente para andar e realizar a maioria das atividades rotineiras.

Conforme a doença se agrava, você pode precisar de mais luz para ler e desempenhar tarefas cotidianas. Um ponto escuro ou borrado na visão central gradualmente fica maior e mais escuro.

Em estágios avançados, a pessoa não consegue reconhecer rostos se eles não estiverem próximos.

SINTOMAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR EXSUDATIVA

O sintoma inicial mais comum da degeneração macular exsudativa é que as linhas retas parecem distorcidas e onduladas.

Pode haver um pequeno ponto escuro no centro da visão que fica maior ao longo do tempo.

Com ambos os tipos de degeneração macular, a perda da visão central pode ocorrer rapidamente. Se isso acontecer, você precisará ser visto imediatamente por um oftalmologista com experiência no tratamento de doenças da retina.

Sinais e testes

O médico realizará um exame de vista. Um colírio para dilatar as pupilas será usado. O oftalmologista, então, vai usar lentes especiais para examinar a retina, os vasos sanguíneos e o nervo óptico.

O médico vai procurar por alterações específicas na mácula e nos vasos sanguíneos.

Pode ser solicitado que cubra um olho e olhe a um padrão de linhas, denominado tela de Amsler. Se as linhas retas surgirem onduladas, pode ser um sinal de degeneração macular.

Outros testes podem incluir:

Tratamento

Se a doença se tornar avançada ou grave, não há tratamento que consiga restaurar a visão perdida.

Uma combinação especial de vitaminas, antioxidantes e zinco pode impedir a piora da doença, se a doença ainda não for grave. Entretanto, ela não trará de volta a visão que foi perdida.

Essa combinação é frequentemente chamada de fórmula do AREDS, contendo:

Somente tome esta combinação de vitaminas se o seu médico receitar. Não se esqueça de informar ao seu médico sobre outras vitaminas ou suplementos que esteja tomando. Fumantes não devem seguir este tratamento.

A fórmula do AREDS também pode beneficiar pessoas com um histórico familiar e fatores de risco para degeneração macular antes que surjam os sinais da doença.

Luteína e zeaxantina, substâncias encontradas em vegetais verdes folhosos, também podem diminuir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Caso você sofra de degeneração macular exsudativa, seu médico poderá recomendar os seguintes tratamentos:

Suportes para baixa visão (como lentes especiais) e terapia podem ajudar a enxergar de maneira mais eficaz, melhorando a qualidade de vida.

O acompanhamento é importante.

O diagnóstico precoce das alterações na visão é muito importante. A detecção precoce leva ao tratamento no início da doença, o que geralmente traz um resultado satisfatório.

A melhor maneira de detectar alterações é realizando o autoteste em casa com a tela de Amsler. Converse com o seu oftalmologista. Você também poderá imprimir uma cópia a partir da Internet. Teste cada olho individualmente com a correção para visão que você geralmente utiliza para ler. Se as linhas parecerem onduladas, entre em contato com o seu oftalmologista imediatamente.

Expectativas (prognóstico)

A degeneração macular não afeta a visão periférica, mas apenas da visão central. Assim, a perda total da visão nunca ocorre.

Em casos leves de degeneração macular seca, geralmente não há perda de visão central incapacitante.

No entanto, a forma exsudativa geralmente leva a uma perda significativa de visão.

Você poderá perder a capacidade de ler, dirigir um carro e reconhecer rostos à distância. No entanto, a maioria das pessoas com degeneração macular pode realizar tarefas cotidianas sem muita dificuldade.

Quando contatar um profissional de saúde

Se você tem degeneração macular, seu médico poderá recomendar a verificação diária da visão com o teste de Amsler. Procure por ajuda imediatamente se as linhas aparecerem onduladas ou se perceber quaisquer outras alterações na sua visão.

Prevenção

Embora não haja uma maneira conhecida de prevenir a degeneração macular, certos fatores do estilo de vida podem reduzir o risco de desenvolvimento dessa doença:

Procure regularmente o especialista em visão para realizar exames de rotina.

Referências

American Academy of Ophthalmology Retina/Vitreous Panel, Hoskins Center for Quality Eye Care. Preferred Practice Pattern Guidelines. Age-related macular degeneration. www.aao.org/preferred-practice-pattern/age-related-macular-degeneration-ppp-2015. Updated January 2015. Accessed October 9, 2017.

Maguire JI. Age-related macular degeneration. In: Gault JA, Vander JF, eds. Ophthalmology Secrets in Color. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2015:chap 43.

Wenick AS, Bressler NM, Bressler SB. Age-related macular degeneration: non-neovascular early AMD, intermediate AMD, and geographic atrophy. In: Schachat AP, Wilkinson CP, Hinton DR, Sadda SR, Wiedemann P, eds. Ryan's Retina. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:chap 68.


Data da revisão: 8/4/2023
Revisão feita por: Franklin W. Lusby, MD, Ophthalmologist, Lusby Vision Institute, La Jolla, CA. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados