Asma - crianças

Definição

A asma é uma doença que provoca inchaço e estreitamento das vias aéreas, levando a chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse.

Nomes alternativos

Asma pediátrica; Asma - pediátrica; Chiado - asma - crianças

Causas

A asma é provocada pela inflamação das vias aéreas. Quando ocorre uma crise de asma, os músculos ao redor das vias aéreas enrijecem e há inflamação do revestimento das vias aéreas, reduzindo a quantidade de ar que consegue passar.

A asma é comumente vista em crianças. É uma das principais causas de internações hospitalares e faltas escolares. Asma e alergias frequentemente ocorrem em conjunto. A resposta alérgica desempenha um forte papel na asma infantil.

Em crianças asmáticas, os sintomas podem ser desencadeados pela respiração de substâncias chamadas alérgenos ou desencadeadores.

Desencadeadores de asma mais comuns incluem:

Sintomas

Problemas respiratórios são comuns. Eles podem incluir:

Quando a respiração torna-se muito difícil, a pele do peito e pescoço pode ser puxada para dentro.

Outros sintomas de asma em crianças incluem:

O tipo e o padrão dos sintomas de asma do seu filho podem variar. Eles podem ocorrer com frequência ou somente quando certos desencadeadores estiverem presentes. Algumas crianças são mais propensas a terem os sintomas de asma à noite.

Sinais e exames

O médico irá ouvir os pulmões da criança através de um estetoscópio. Sons típicos de uma crise de asma podem ser ouvidos. No entanto, os sons do pulmão frequentemente são normais quando a criança não está tendo uma crise de asma.

O médico fará o seu filho respirar em um aparelho chamado medidor de pico de fluxo. Este aparelho avalia a capacidade da criança de expirar (soprar ar para fora dos pulmões). Se as vias aéreas estiverem estreitas e bloqueadas devido a asma, os valores estarão diminuídos.

Você e sua criança aprenderão usar o medidor de pico de fluxo em casa.

Outros testes podem incluir:

Tratamento

Você e o pediatra ou alergologista da sua criança devem trabalhar juntos como uma equipe para criar e executar um plano de ação contra a asma.

Este plano deve descrever como:

O plano também deve dizer-lhe quando consultar o médico. É importante saber o que perguntar ao médico da sua criança.

Crianças com asma necessitam de muito apoio na escola.

MEDICAÇÕES

Existem dois tipos básicos de medicamentos utilizados para tratar a asma.

Drogas de controle de longo prazo são tomadas todos os dias para evitar os sintomas da asma. Sua criança deve tomar estes medicamentos, mesmo quando ele ou ela não tiver sintomas. Algumas crianças podem precisar de mais de um medicamento de controle de longo prazo.

Tipos de medicamentos de controle de longo prazo incluem:

Drogas de resgate ou de alívio rápido de asma trabalham rápido para controlar os sintomas da asma, como tosse, chiado, dificuldade para respirar ou tendo uma crise de asma.

Alguns dos medicamentos de asma da sua criança podem ser tomados através de um inalador (popularmente conhecido como bombinha).

ELIMINAR DESENCADEADORES

É importante conhecer os desencadeadores da asma. Evitá-los é o primeiro passo para ajudar a sua criança a se sentir melhor.

Manter animais de estimação para fora, ou pelo menos longe do quarto da criança.

Ninguém deve fumar na casa ou perto de uma criança com asma.

Mantenha a casa limpa e alimentos em recipientes e fora dos quartos. Isso ajuda a reduzir a possibilidade de baratas, o que pode desencadear crises de asma. Detergentes e produtos de limpeza em casa devem ser sem cheiro.

MONITORE A ASMA DA SUA CRIANÇA

Um medidor de pico de fluxo é um dispositivo simples que você e seu filho podem usar em casa para dizer-lhes se uma crise de asma está chegando. Medidas frequentes é uma das melhores formas de controlar a asma. Isso pode ajudá-lo a evitar que a asma da sua criança se agrave. As crises de asma não costumam chegar sem aviso.

Crianças menores de 5 anos de idade podem não conseguir usar o aparelho bem o suficiente para que ele seja útil. Um adulto sempre deve observar os sintomas de uma criança com asma com atenção. É uma boa ideia começar a utilizar um medidor de pico de fluxo antes dos 5 anos de idade para que a criança se acostume com eles.

Expectativas (prognóstico)

Com o tratamento adequado, quase todas as crianças com asma conseguem viver uma vida normal. No entanto, a asma mal controlada pode levar a faltas escolares, problemas para praticar esportes, faltas no trabalho para os pais e muitas visitas a consultório médico e pronto-socorro.

Os sintomas da asma geralmente ocorrem com muito menos frequência ou desaparecem conforme a criança vai crescendo. No entanto, se a asma da criança não for bem controlada, ela pode levar a alterações permanentes na função pulmonar.

A asma raramente é fatal. É importante que as famílias trabalhem em conjunto com a equipe médica para desenvolver um plano para cuidar da criança.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se você suspeitar que seu filho apresenta novos sintomas de asma. Se a sua criança tiver sido diagnosticada com asma, consulte o médico:

Se a sua criança está tendo problemas para respirar ou tendo uma crise de asma, procure assistência médica imediatamente.

Sintomas de emergência incluem:

Uma criança que está tendo uma crise grave de asma pode precisar de internação hospitalar para receber oxigênio e medicamentos na veia (via intravenosa).

Referências

Jackson DJ, Lemanske RF, Guilbert TW. Management of asthma in infants and children. In: Adkinson NF, Bochner BS, Burks AW, et al, eds. Middleton's Allergy Principles and Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 53.

Lugogo N, Que LG, Gilstrap DL, Kraft M. Asthma: clinical diagnosis and management. In: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 42.

National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051. Updated April 2012. www.nhlbi.nih.gov/health-topics/guidelines-for-diagnosis-management-of-asthma. Accessed June 10, 2015.


Data da revisão: 9/5/2017
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados