Na bronquiolite há inchaço e acúmulo de muco nas menores vias aéreas dos pulmões (bronquíolos), geralmente devido a uma infecção viral.
Vírus sincicial respiratório - bronquiolite; Gripe - bronquiolite; Sibilância - bronquiolite
Bronquiolite afeta geralmente crianças menores de 2 anos de idade, com um pico de idade de 3 a 6 meses. É uma doença comum e, às vezes, grave. O vírus sincicial respiratório é a causa mais comum. Mais da metade de todas as crianças são expostas a este vírus durante o primeiro ano de vida.
Outros vírus que podem causar bronquiolite incluem:
Crianças podem pegar o vírus se entrarem em contato direto com fluidos nasais ou gotículas de alguém que tem a doença. Isso acontece quando outra criança ou adulto que tenha o vírus:
A bronquiolite é sazonal, aparecendo com mais frequência nos meses do outono e inverno. A doença é uma causa comum de internação hospitalar nos meses mais frios.
Fatores de risco para bronquiolite incluem:
Algumas crianças podem ter poucos sintomas ou sintomas leves.
Bronquiolite começa como uma leve infecção respiratória superior. Durante um período de 2 a 3 dias, a criança desenvolve mais problemas respiratórios, incluindo chiado e tosse.
Os sintomas são:
O médico irá realizar um exame físico e ouvir os pulmões. Sibilos e sons crepitantes podem ser ouvidos no tórax através do exame com estetoscópio.
Exames que podem ser feitos incluem:
O foco principal do tratamento é aliviar os sintomas, como dificuldade para respirar e chiado. Algumas crianças podem precisar de cuidados hospitalares se seus problemas respiratórios não melhorarem após serem observados no consultório ou na emergência.
Antibióticos não funcionam contra infecções virais. Medicamentos que tratam vírus podem ser usados para tratar crianças que estão muito doentes.
Em casa, medidas para aliviar os sintomas incluem:
Não permita que ninguém fume na casa, no carro ou em qualquer lugar perto do seu filho. Crianças que estão tendo problemas para respirar podem precisar ficar internadas. O tratamento hospitalar pode incluir oxigenoterapia e fluidos administrados por via intravenosa (IV).
A dificuldade respiratória geralmente melhora até o terceiro dia, havendo melhora dos demais sintomas dentro de uma semana. Em casos raros, pneumonia ou problemas respiratórios mais graves podem ocorrer.
Algumas crianças podem desenvolver sibilância ou asma.
Chame o seu médico imediatamente ou vá para o pronto-socorro se a criança com bronquiolite:
A maioria dos casos de bronquiolite não são fáceis de evitar porque os vírus que causam a doença são comuns no meio ambiente. Lavagem cuidadosa das mãos, especialmente se você cuidar de bebês, pode ajudar a prevenir a disseminação de vírus respiratórios.
Um medicamento chamado palivizumabe estimula o sistema imunológico de algumas crianças. O médico irá discutir com você se esse medicamento é recomendado para o seu filho.
Bower J, McBride JT. Bronchiolitis. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 68.
Coates BM, Camarda LE, Goodman DM. Wheezing, bronchiolitis, and bronchitis. In: Kliegman RM, Stanton BF, St Geme JW III, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 391.
Ralston SL, Lieberthal AS, Meissner HC, et al, American Academy of Pediatrics. Clinical practice guideline: the diagnosis, management, and prevention of bronchiolitis. Pediatrics. 2014;134(5):e1474-e1502. PMID: 25349312 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25349312.