Alcoolismo e abuso de álcool

Definição

O alcoolismo ocorre quando o consumo de bebidas alcoólicas causa problemas sérios na sua vida, mas você continua bebendo. Você poderá precisar de uma quantidade cada vez maior de álcool para ficar bêbado. Além disso, interromper o uso de álcool de forma abrupta poderá causar sintomas de abstinência.

Nomes alternativos

Dependência de álcool; Abuso de álcool; Problemas com bebida alcoólica; Alcoolismo - uso de álcool

Causas

Não há uma causa conhecida para o alcoolismo. As pesquisas sugerem que a condição pode ser uma combinação de fatores:

Beber uma quantidade excessiva de álcool aumenta o risco de problemas relacionados.

Uma dose de bebida alcoólica equivale a uma lata de cerveja de 350 ml (5% de álcool), uma taça de vinho de 150 ml (12% de álcool) ou uma dose de 45 ml de bebida destilada (40% de álcool).

Se seu pai ou sua mãe sofrem de alcoolismo, você apresenta maior risco de abuso e dependência de álcool.

Você também pode apresentar maior tendência para o abuso do álcool ou para se tornar dependente se você:

Se você está preocupado com a possibilidade de alcoolismo, pode ser útil avaliar objetivamente a quantidade de álcool que você tem consumido.

Sintomas

Os médicos desenvolveram uma lista de sintomas que devem estar presentes por pelo menos um ano para o diagnóstico de alcoolismo.

Os sintomas podem incluir:

Sinais e testes

O profissional da saúde realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico e familiar, inclusive sobre o uso de álcool.

O médico poderá solicitar exames para verificar a presença de problemas de saúde que são comuns em pessoas alcoólicas, incluindo:

Tratamento

Parar totalmente de usar álcool é geralmente o objetivo do tratamento. Isso é chamado de abstinência. Um círculo social forte e o apoio da família são muito importantes para chegar a esse ponto.

Algumas pessoas que abusam do álcool podem conseguir simplesmente reduzir a quantidade ingerida. Beber com moderação poderá melhorar a sua saúde e o seu relacionamento com outras pessoas, além de melhorar o seu desempenho na escola ou no trabalho.

No entanto, muitas pessoas que bebem em excesso não conseguem diminuir a quantidade de álcool. A abstinência pode ser a única maneira de administrar o problema.

DECIDINDO PARAR

Muitas pessoas com problemas relacionados ao álcool não conseguem perceber quando o hábito de beber ficou fora de controle. Um primeiro passo importante é estar ciente da quantidade de álcool que você bebe, além de educar-se sobre os riscos para a sua saúde.

Se você decidir parar de beber, converse com o seu médico. O tratamento poderá ajudá-lo a perceber o quanto o uso de álcool está prejudicando sua vida e a vida das pessoas próximas a você.

Dependendo de quanto e por quanto tempo você está bebendo, pode haver risco de abstinência alcoólica. A interrupção repentina do uso de álcool pode ser muito desconfortável e até mesmo fatal. Se você tem bebido muito, você deve diminuir ou interromper o uso de álcool apenas sob os cuidados de um médico. Converse com o seu médico sobre como parar de beber.

APOIO A LONGO PRAZO

A recuperação do alcoolismo ou os programas de apoio podem ajudá-lo a parar de beber totalmente. Esses programas costumam oferecer:

Para a melhor chance de sucesso, você deve conviver com pessoas que apoiam seus esforços para evitar o álcool. Alguns programas oferecem opções de moradia. Dependendo de suas necessidades e dos programas disponíveis:

Medicamentos podem ser úteis. Eles são frequentemente usados em associação a terapia ou grupos de apoio. Os medicamentos diminuem a probabilidade de você voltar a beber ou ajudar a limitar a quantidade de bebida.

Beber pode mascarar a depressão ou outros transtornos de humor ou ansiedade. Se você tem um transtorno de humor, ele pode se tornar mais perceptível quando você parar de beber. Seu médico irá diagnosticar e tratar qualquer transtorno mental que possa estar associado.

Grupos de apoio

Os grupos de apoio podem ajudar as pessoas a lidar com o alcoolismo.

Expectativas (prognóstico)

O prognóstico depende da capacidade de parar de beber ou de diminuir o consumo.

Várias tentativas podem ser necessárias para que você consiga parar de beber definitivamente. Se você estiver tendo dificuldade, não perca a esperança. Procure tratamento, se necessário, além de suporte de grupos de apoio e de pessoas próximas a você.

Complicações

O alcoolismo e o abuso de álcool podem aumentar o risco de vários problemas de saúde, incluindo:

O uso do álcool também aumenta o risco de violência.

Beber álcool durante a gravidez pode levar a graves problemas de nascença no bebê. Essa condição é chamada síndrome alcoólica fetal.

Quando contatar um profissional de saúde

Converse com o seu médico se você ou alguém que você conheça tem problema de abuso de álcool.

Procure ajuda médica imediata ou ligue para um número de emergência local (como 192) se você ou alguém que você conhece sofre de dependência do álcool e apresenta confusão intensa, convulsões ou sangramento.

Prevenção

Como recomendação geral:

Referências

American Psychiatric Association. Alcohol-related disorders. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013:490-503.

Centers for Disease Control and Prevention website. CDC vital signs: alcohol screening and counseling. www.cdc.gov/vitalsigns/alcohol-screening-counseling. Updated January 7, 2014. Accessed January 31, 2018.

Moyer VA; Preventive Services Task Force. Screening and behavioral counseling interventions in primary care to reduce alcohol misuse: US Preventive Services Task Force recommendation statement. Ann Intern Med. 2013;159(3):210-218. PMID: 23698791 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23698791.

National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism website. Alcohol use disorder. www.niaaa.nih.gov/alcohol-health/overview-alcohol-consumption/alcohol-use-disorders. Accessed January 31, 2018.

Sherin K, Seikel S, Hale S. Alcohol use disorders. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Textbook of Family Medicine. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 48.


Data da revisão: 11/27/2017
Revisão feita por: Timothy Rogge, MD, Medical Director, Family Medical Psychiatry Center, Kirkland, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados