Transtorno de personalidade limítrofe

Definição

O transtorno de personalidade limítrofe é uma condição mental em que a pessoa tem um padrão de emoções instáveis e turbulentas. Estas experiências interiores frequentemente resultam em reações impulsivas e relacionamentos caóticos com outras pessoas.

Nomes alternativos

Transtorno de personalidade emocionalmente instável; Transtorno de personalidade borderline

Causas

A causa do transtorno de personalidade limítrofe é desconhecida. Acredita-se que há influência de fatores genéticos, familiares e sociais.

Fatores de risco incluem:

Este transtorno de personalidade tende a ocorrer com maior frequência em mulheres. Pode haver melhora dos sintomas após a meia-idade.

Sintomas

Com frequência, pessoas com transtorno de personalidade limítrofe são incertas sobre sua identidade. Como resultado, seus interesses e valores mudam rapidamente. Elas também tendem a ter uma visão extremista, como algo que é totalmente bom ou completamente ruim. Suas concepções sobre outras pessoas podem mudar rapidamente. Uma pessoa que é admirada em um dia pode ser desprezada no dia seguinte. Frequentemente, esses sentimentos variantes levam a relacionamentos intensos e instáveis.

Outros sintomas incluem:

Sinais e exames

O transtorno de personalidade limítrofe é diagnosticado por meio de uma avaliação psicológica que considera o histórico e a gravidade dos sintomas.

Tratamento

Psicoterapia individual pode tratar o transtorno de personalidade limítrofe com sucesso. Além disso, terapia em grupo pode ajudar.

Medicamentos têm um papel menor no tratamento. No entanto, em alguns casos, eles podem melhorar as variações de humor e tratar a depressão ou outros distúrbios que podem ocorrer em associação a esta condição.

Expectativas (prognóstico)

O resultado do tratamento depende da gravidade da condição e se a pessoa aceita ajuda. Com psicoterapia a longo prazo, com frequência a pessoa melhora gradualmente.

Complicações

Complicações podem incluir:

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se você ou alguém que você conhece tem sintomas do transtorno de personalidade limítrofe. É especialmente importante buscar ajuda rápido se você ou alguém que você conhece está tendo pensamentos suicidas.

Referências

American Psychiatric Association. Borderline personality disorder. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013:663-666.

Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personality and personality disorders. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 39.


Data da revisão: 7/29/2016
Revisão feita por: Fred K. Berger, MD, addiction and forensic psychiatrist, Scripps Memorial Hospital, La Jolla, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados