O transtorno de personalidade antissocial é uma condição de saúde mental em que a pessoa tem um padrão de manipular, explorar e violar os direitos dos outros. Frequentemente, este comportamento é criminoso.
Personalidade sociopática; Sociopatia; Transtorno de personalidade - antissocial
A causa do transtorno de personalidade antissocial é desconhecida. Acredita-se que fatores genéticos e ambientais, como abuso infantil, contribuam para o desenvolvimento desta condição. Pessoas com pais antissociais ou alcoólicos têm maior risco. Um número muito maior de homens do que de mulheres são afetados. Esta condição é comum entre pessoas que estão na prisão.
Atear fogo ou cometer atos de crueldade com animais na infância estão associados ao desenvolvimento da personalidade antissocial.
Alguns médicos acreditam que a personalidade psicopata (psicopatia) é o mesmo distúrbio. Outros acreditam que a personalidade psicopata é um distúrbio similar, porém mais grave.
Uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode:
O transtorno da personalidade antissocial é diagnosticado por meio de uma avaliação psicológica que considera o histórico e a gravidade dos sintomas. Para ser diagnosticada com o transtorno de personalidade antissocial, a pessoa deve ter tido transtorno de conduta (problemas emocionais e de conduta) durante a infância.
O transtorno de personalidade antissocial tem um dos mais difíceis tratamentos entre os transtornos de personalidade. Pessoas com esta condição raramente procuram tratamento por iniciativa própria. Elas podem começar a terapia apenas quando obrigadas pela justiça.
Tratamentos comportamentais, como aqueles que recompensam comportamentos adequados e têm consequências negativas para comportamentos ilegais, podem funcionar para algumas pessoas. Certas formas de psicoterapia também têm sido exploradas.
Pessoas com personalidade antissocial que têm outros transtornos, como transtornos de humor ou dependência de substâncias, com frequência são tratadas também para estes problemas.
Os sintomas tendem a ter picos durante os últimos anos da adolescência e os vinte e poucos anos. Algumas vezes, eles melhoram sozinhos por volta dos 40 anos de idade.
As complicações podem incluir detenção, abuso de drogas, violência e suicídio.
Consulte o seu médico ou um profissional de saúde mental se você ou alguém que você conhece possui sintomas do transtorno de personalidade antissocial.
American Psychiatric Association. Antisocial personality disorder. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013;659-663.
Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personality and personality disorders. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 39.