A distimia é um tipo crônico de depressão no qual a pessoa fica triste regularmente. No entanto, os sintomas não são tão graves quanto os da depressão profunda.
Transtorno depressivo persistente; Depressão crônica; Depressão - crônica
A causa exata da distimia é desconhecida. Normalmente, ela é hereditária. A distimia ocorre com mais frequência em mulheres.
Muitas pessoas com distimia também terão um episódio de depressão grave em algum momento de suas vidas.
A distimia em idosos está muitas vezes associada a isolamento social, dificuldade para cuidar de si mesmos e outras condições médicas.
O principal sintoma da distimia é um comportamento depressivo, negativo ou triste na maioria dos dias por, pelo menos, dois anos. Crianças e adolescentes podem se mostrar irritados, em vez de depressivos, por pelo menos um ano.
Além disso, dois ou mais dos seguintes sintomas estarão geralmente presentes em:
As pessoas com distimia muitas vezes veem a si, o futuro, as outras pessoas ou os eventos da vida de forma negativa ou depressiva. Os problemas em geral parecem mais difíceis de resolver.
Seu médico fará um histórico do seu humor e de outros sintomas de saúde mental. O médico também pode pedir exames de sangue e de urina para excluir causas médicas da depressão.
Algumas medidas que podem melhorar a distimia incluem:
Medicamentos geralmente são eficazes, embora às vezes não funcionem tão bem quanto para depressão grave e possam levar mais tempo para funcionar.
Nunca pare de tomar o seu medicamento por conta própria, mesmo que se sinta melhor ou em caso de efeitos colaterais. Sempre entre em contato com o seu médico antes. No momento apropriado, o seu médico irá orientá-lo sobre como reduzir lentamente a dose em vez de parar o medicamento repentinamente.
Pessoas com distimia também podem ser ajudadas por algum tipo de terapia. A terapia é um bom lugar para falar sobre sentimentos e pensamentos, aprendendo maneiras de lidar com eles. Ela também poderá ajudá-lo a entender como a distimia afeta sua vida e como lidar com a condição. Tipos de terapia incluem:
Participar de um grupo de suporte para pessoas com problemas semelhantes pode ajudar. Peça ao seu terapeuta ou profissional de saúde para recomendar um grupo.
A distimia é uma doença crônica que dura muitos anos. Embora algumas pessoas se recuperem completamente, outras continuam tendo alguns sintomas, mesmo com o tratamento.
A distimia também aumenta o risco de suicídio.
Marque uma consulta com seu médico se:
Peça ajuda imediatamente se você ou uma pessoa que você conheça desenvolver esses sintomas, que são sinais de risco para suicídio:
American Psychiatric Association. Persistent depressive disorder (dysthymia). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013;168-171.
Fava M, Ostergaard SD, Cassano P. Mood disorders: depressive disorders (major depressive disorder). In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 29.