O transtorno de ansiedade generalizada é um transtorno mental em que a pessoa está frequentemente preocupada ou ansiosa sobre diversas coisas e é difícil controlar a ansiedade.
TAG; Transtorno de ansiedade; Distúrbio de ansiedade generalizada
A causa exata é desconhecida. Os genes parecem ser fatores determinantes. O estresse também pode contribuir para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade generalizada.
O transtorno de ansiedade generalizada é comum. Qualquer pessoa pode desenvolver esse transtorno, até crianças. Ele é um pouco mais frequente mulheres que em homens.
O principal sintoma é a presença quase permanente de preocupação ou tensão por pelo menos 6 meses, mesmo quando há poucos motivos ou não existe um motivo. As preocupações parecem passar de um problema para outro, como questões familiares, amorosas, relacionadas ao trabalho, à saúde ou de várias outras origens.
Mesmo quando as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada têm consciência de que suas preocupações ou medos são mais intensos do que o necessário, elas ainda têm dificuldade para controlar essas reações.
Outros sintomas incluem:
Além das preocupações e ansiedades, diversos sintomas físicos também podem se manifestar, incluindo tensão muscular, problemas de estômago, sudorese excessiva e dificuldade para respirar.
Não há um exame complementar que confirme o diagnóstico. O médico realizará um exame físico e mental completo. O diagnóstico será baseado em respostas sobre sintomas do transtorno. Exames complementares poderão ser solicitados para descartar a possibilidade de outras doenças que causam sintomas similares.
O objetivo do tratamento é ajudar você a agir normalmente na vida cotidiana. Terapia ou medicamentos podem ajudar. Algumas vezes, uma combinação dos dois pode funcionar melhor.
TERAPIA
Muitos tipos de terapia podem ser uteis. Um tipo comum e eficaz é chamado terapia cognitivo-comportamental. Ela ajuda a compreender seus comportamentos e como conseguir controlá-los. Você precisará provavelmente de várias sessões. Durante a terapia, você aprenderá a:
Outros tipos de terapia também podem ser úteis no manejo dos sintomas.
MEDICAMENTOS
Certos medicamentos, geralmente utilizados para tratar a depressão, podem ser muito úteis para este transtorno. Eles funcionam prevenindo seus sintomas ou tornando-os menos graves. Você deve tomar esses medicamentos todos os dias conforme prescrição do seu médico. Nunca interrompa o uso sem antes entrar em contato com o seu médico.
Medicamentos chamados sedativos ou hipnóticos também podem ser prescritos.
CUIDADOS EM CASA
Além de terapia e medicação, pode ser útil:
Você pode aliviar o estresse de ter transtorno de ansiedade generalizada ao frequentar um grupo de apoio. Compartilhar com outros que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Os grupos de apoio não são substitutos do tratamento, mas podem ser um bom complemento.
Pergunte ao seu médico ou terapeuta se há algum grupo de apoio na sua área.
A recuperação do indivíduo depende da gravidade da doença. O transtorno de ansiedade generalizado pode persistir e ser difícil de tratar. Entretanto, a maioria dos pacientes melhora com uma combinação de medicamentos e terapia comportamental.
Com o transtorno de ansiedade, ainda é possível ocorrer depressão e abuso de substâncias.
Ligue para seu médico se você se preocupa constantemente e sente ansiedade, especialmente se isso interfere em suas atividades diárias.
American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013.
Calkins AW, Bui E, Taylor CT, Pollack MH, LeBeau RT, Simon NM. Anxiety disorders. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 32.
Szkodny LE, Jacobson NC, Llera SJ, Newman MG. Generalized anxiety disorder. In: Gabbard GO, ed. Gabbard's Treatments of Psychiatric Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2014:chap 19.