O câncer de mama é um câncer que começa no tecido mamário. Existem dois tipos principais de câncer de mama:
Em casos raros, o câncer de mama pode começar em outras regiões da mama.
Câncer - mama; Carcinoma - ductal; Carcinoma - lobular; CDIS; CLIS; Câncer de mama HER2 positivo; Câncer de mama RE positivo; Carcinoma ductal in situ; Carcinoma lobular in situ
Fatores de risco de câncer de mama aumentam sua chance de desenvolver este tipo de câncer:
Implantes mamários, uso de antitranspirantes e de sutiãs com aro não aumentam o risco de câncer de mama. Também não há evidência de uma relação direta entre câncer de mama e pesticidas.
O câncer de mama em estágio inicial geralmente não causa sintomas. Por esse motivo, é importante realizar exames da mama e mamografias regulares, para que o câncer possa ser detectado antes do aparecimento de sintomas.
À medida que o câncer cresce, alguns possíveis sintomas são:
Nos homens, sintomas de câncer de mama incluem nódulo (caroço), dor e sensibilidade nas mamas.
Sintomas do câncer de mama avançado incluem:
O médico fará perguntas sobre os seus sintomas e fatores de risco. Em seguida, ele realizará um exame físico nas mamas, axilas, pescoço e na região do tórax.
Embora mulheres sejam recomendadas a realizar o autoexame das mamas todos os meses, sua importância para a detecção precoce do câncer da mama é discutível.
Os exames normalmente realizados para diagnosticar e monitorar os pacientes com câncer de mama podem incluir:
Se seu médico diagnosticar câncer de mama, mais testes serão realizados. Isso é chamado estadiamento. O estadiamento ajuda a determinar o tratamento e o acompanhamento e dá indícios sobre o que se pode esperar no futuro.
Os estágios do câncer de mama variam de 0 a IV. Quanto maior o número do estágio, mais avançado está o câncer.
O tratamento é baseado em muitos fatores, incluindo:
Em geral, os tratamentos para o câncer podem incluir:
O tratamento de câncer pode ser local ou sistêmico.
A maioria das mulheres recebe uma combinação de tratamentos. Para mulheres com câncer de mama nos estágios I, II e III, o principal objetivo é tratar o câncer e evitar que ele volte (recorrência). Para mulheres com câncer de mama no estágio IV, a meta é amenizar os sintomas e ajudá-las a prolongar a vida. Na maioria dos casos, o câncer de mama em estágio IV não pode ser curado.
Após o tratamento, algumas mulheres continuarão tomando medicamentos por algum tempo. Todas as mulheres continuarão realizando exames de sangue, mamografias e outros testes após o tratamento para monitorar uma possível recorrência ou surgimento de um novo câncer de mama.
As mulheres submetidas à mastectomia podem fazer a cirurgia de reconstrução da mama junto com a mastectomia ou posteriormente.
Você pode aliviar o estresse da doença frequentando um grupo de apoio. Compartilhar com outras pessoas que tenham experiências e problemas comuns pode ajudá-la a não se sentir sozinha.
Tratamentos novos e aperfeiçoados estão ajudando as pessoas com câncer de mama a viver mais. Entretanto, mesmo com tratamento, o câncer de mama pode atingir outras partes do corpo. Em alguns casos, o câncer volta mesmo depois da retirada total do tumor ou da constatação de que os linfonodos próximos estão livres de câncer.
Algumas mulheres que tiveram câncer da mama podem desenvolver um novo câncer não relacionado ao tumor original.
O seu estado após o tratamento do câncer de mama depende de muitos fatores. Quanto mais avançado o câncer, menos satisfatórios são os resultados. Outros fatores usados para determinar o risco de recorrência e a probabilidade de sucesso do tratamento são:
Depois de considerar todos esses fatores, o médico pode discutir seu risco de recorrência do câncer de mama.
O tratamento de câncer pode causar efeitos colaterais ou complicações, incluindo inchaço temporário da mama e dor na região. Pergunte a seu médico quais efeitos colaterais você pode apresentar durante o tratamento.
Entre em contato com seu médico se:
Também entre em contato com seu médico se, após o tratamento do câncer de mama, você desenvolver sintomas como:
Converse com o seu médico sobre a frequência com que você deve realizar uma mamografia ou outros testes para detecção precoce do câncer de mama. O câncer de mama diagnosticado precocemente por uma mamografia tem boa chance de cura.
O tamoxifeno pode ser usado na prevenção do câncer de mama em mulheres com 35 anos ou mais que têm alto risco. Discuta com o seu médico.
As mulheres com um risco muito alto de câncer de mama podem optar por uma mastectomia preventiva (profilática). Essa é a remoção cirúrgica das mamas antes que o câncer de mama seja diagnosticado. Possíveis candidatas incluem:
Muitos fatores de risco, como os seus genes e histórico familiar, não podem ser controlados. Entretanto, manter uma dieta saudável e fazer algumas mudanças no seu estilo de vida podem diminuir a chance de ter câncer, incluindo:
Makhoul I. Therapeutic strategies for breast cancer. In: Bland KI, Copeland EM, Klimberg VS, Gradishar WJ, eds. The Breast: Comprehensive Management of Benign and Malignant Diseases. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:chap 24.
Moyer VA; U.S. Preventive Services Task Force. Risk assessment, genetic counseling, and genetic testing for BRCA-related cancer in women: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. Ann Intern Med. 2014;160(4):271-281. PMID: 24366376 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24366376.
National Cancer Institute website. PDQ breast cancer treatment. Updated October 13, 2017. Accessed November 10, 2017. www.cancer.gov/types/breast/hp/breast-treatment-pdq.
National Comprehensive Cancer Network website. NCCN clinical practice guidelines in oncology (NCCN guidelines): Breast cancer. Version 2.2017. Accessed November 10, 2017. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/breast.pdf.
Siu AL, on behalf of the U.S. Preventive Services Task Force. Screening for Breast Cancer: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. Ann Intern Med. 2106;164(4):279-296. PMID: 26757170 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26757170.