A placenta prévia é um problema da gravidez na qual a placenta desenvolve-se na parte mais baixa do útero e cobre toda ou parte da abertura do colo uterino.
A placenta cresce durante a gravidez e alimenta o bebê em desenvolvimento. O colo uterino é a abertura para o canal de parto.
Sangramento vaginal - placenta prévia; Gravidez - placenta prévia
Durante a gravidez, a placenta move-se conforme o útero é esticado e cresce. É muito comum a placenta estar no baixo útero no começo da gravidez. Porém conforme a gravidez continua, a placenta move-se para a parte superior do útero. Por volta do terceiro trimestre, a placenta deve estar próxima do topo do útero de forma que o colo uterino esteja livre para o parto.
Algumas vezes, a placenta cobre parcial ou completamente o colo. Isto é chamado de placenta prévia.
Há algumas formas diferentes de placenta prévia:
A placenta prévia ocorre em 1 de 200 gestações. É mais comum em mulheres que têm:
Mulheres que fumam, usam cocaína ou tiveram seus filhos em idade mais avançada também podem ter um risco aumentado para placenta prévia.
O sintoma principal da placenta prévia é sangramento repentino da vagina. Algumas mulheres também têm cólicas. Com frequência, o sangramento começa próximo ao término do segundo trimestre ou início do terceiro.
O sangramento pode ser grave, com risco de vida. Pode interromper-se sozinho mas recomeçar após alguns dias ou semanas.
Algumas vezes, o trabalho de parto começa após alguns dias de sangramento intenso. No entanto, o sangramento pode não ocorrer antes do início do trabalho de parto.
O seu médico pode diagnosticar esta condição com um ultrassom gestacional.
O seu médico considerará cuidadosamente os riscos do sangramento em relação ao parto prematuro do seu bebê. Após 36 semanas, o parto pode ser o melhor tratamento.
Quase todas as mulheres com placenta prévia precisam de uma cesárea. Se a placenta cobrir toda ou parte do colo uterino, o parto vaginal pode causar sangramento intenso, podendo ser fatal tanto para a mãe quanto para o bebê.
Se a placenta está próxima ou cobre o colo uterino apenas parcialmente, o seu médico poderá recomendar:
Nada deve ser colocado na vagina.
Pode ser que você precise ficar em um hospital para que a equipe médica possa monitorar você e seu bebê de perto.
Outros tratamentos que você pode receber incluem:
Uma cesárea de emergência pode ser realizada se o sangramento for intenso e não puder ser controlado.
O maior risco é o sangramento intenso que pode colocar em risco a vida da mãe e do bebê. Se você tiver sangramento intenso, pode haver necessidade do parto do seu bebê ser prematuro, antes que órgãos importantes, como os pulmões, tenham se desenvolvido.
Consulte o seu médico se você tiver sangramento vaginal durante a gravidez. A placenta prévia pode ser perigosa tanto para você quanto para o seu bebê.
Francois KE, Foley MR. Antepartum and postpartum hemorrhage. In: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrics: Normal and Problem Pregnancies. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2017:chap 18.
Houry DE, Salhi BA. Acute complications of pregnancy. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 178.
Hull A, Resnick R. Placenta previa, placenta accreta, abruptio placentae, and vasa previa. In: Creasy RK, Resnick R, Iams JD, et al, eds. Creasy and Resnik's Maternal-Fetal Medicine: Principles and Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 46.