Placenta prévia

Definição

A placenta prévia é um problema da gravidez na qual a placenta desenvolve-se na parte mais baixa do útero e cobre toda ou parte da abertura do colo uterino.

A placenta cresce durante a gravidez e alimenta o bebê em desenvolvimento. O colo uterino é a abertura para o canal de parto.

Nomes alternativos

Sangramento vaginal - placenta prévia; Gravidez - placenta prévia

Causas

Durante a gravidez, a placenta move-se conforme o útero é esticado e cresce. É muito comum a placenta estar no baixo útero no começo da gravidez. Porém conforme a gravidez continua, a placenta move-se para a parte superior do útero. Por volta do terceiro trimestre, a placenta deve estar próxima do topo do útero de forma que o colo uterino esteja livre para o parto.

Algumas vezes, a placenta cobre parcial ou completamente o colo. Isto é chamado de placenta prévia.

Há algumas formas diferentes de placenta prévia:

A placenta prévia ocorre em 1 de 200 gestações. É mais comum em mulheres que têm:

Mulheres que fumam, usam cocaína ou tiveram seus filhos em idade mais avançada também podem ter um risco aumentado para placenta prévia.

Sintomas

O sintoma principal da placenta prévia é sangramento repentino da vagina. Algumas mulheres também têm cólicas. Com frequência, o sangramento começa próximo ao término do segundo trimestre ou início do terceiro.

O sangramento pode ser grave, com risco de vida. Pode interromper-se sozinho mas recomeçar após alguns dias ou semanas.

Algumas vezes, o trabalho de parto começa após alguns dias de sangramento intenso. No entanto, o sangramento pode não ocorrer antes do início do trabalho de parto.

Sinais e exames

O seu médico pode diagnosticar esta condição com um ultrassom gestacional.

Tratamento

O seu médico considerará cuidadosamente os riscos do sangramento em relação ao parto prematuro do seu bebê. Após 36 semanas, o parto pode ser o melhor tratamento.

Quase todas as mulheres com placenta prévia precisam de uma cesárea. Se a placenta cobrir toda ou parte do colo uterino, o parto vaginal pode causar sangramento intenso, podendo ser fatal tanto para a mãe quanto para o bebê.

Se a placenta está próxima ou cobre o colo uterino apenas parcialmente, o seu médico poderá recomendar:

Nada deve ser colocado na vagina.

Pode ser que você precise ficar em um hospital para que a equipe médica possa monitorar você e seu bebê de perto.

Outros tratamentos que você pode receber incluem:

Uma cesárea de emergência pode ser realizada se o sangramento for intenso e não puder ser controlado.

Expectativas (prognóstico)

O maior risco é o sangramento intenso que pode colocar em risco a vida da mãe e do bebê. Se você tiver sangramento intenso, pode haver necessidade do parto do seu bebê ser prematuro, antes que órgãos importantes, como os pulmões, tenham se desenvolvido.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se você tiver sangramento vaginal durante a gravidez. A placenta prévia pode ser perigosa tanto para você quanto para o seu bebê.

Referências

Francois KE, Foley MR. Antepartum and postpartum hemorrhage. In: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrics: Normal and Problem Pregnancies. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2017:chap 18.

Houry DE, Salhi BA. Acute complications of pregnancy. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 178.

Hull A, Resnick R. Placenta previa, placenta accreta, abruptio placentae, and vasa previa. In: Creasy RK, Resnick R, Iams JD, et al, eds. Creasy and Resnik's Maternal-Fetal Medicine: Principles and Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 46.


Data da revisão: 5/16/2016
Revisão feita por: Irina Burd, MD, PhD, Associate Professor of Gynecology and Obstetrics at Johns Hopkins University School of Medicine, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados