A dermatite de contato é condição causada por contato direto com uma substância, com vermelhidão, irritação e inflamação da pele.
Dermatite - contato; Dermatite alérgica; Dermatite - alérgica
Há dois tipos de dermatite de contato.
A dermatite irritante, o tipo mais comum de dermatite de contato, não é uma alergia, mas uma reação da pele a substâncias irritantes ou fricção. Irritantes incluem ácidos, materiais alcalinos, como sabonetes e detergentes, amaciantes, solventes ou outras substâncias químicas. Substâncias muito irritantes podem causar uma reação após um curto período de tempo, enquanto produtos químicos mais suaves podem causar reação após contato repetido.
Pessoas com dermatite atópica têm risco aumentado de desenvolver dermatite de contato.
Materiais comuns que podem irritar a pele incluem:
A dermatite de contato alérgica é causada pela exposição a uma substância que desencadeia uma reação alérgica. Alérgenos comuns incluem:
Você não terá uma reação a uma substância quando for exposto pela primeira vez, mas haverá sensibilização contra exposições futuras. Você pode se tornar mais sensível e desenvolver uma reação se usar regularmente o produto contendo o alérgeno. É possível tolerar a substância por anos ou mesmo décadas antes de desenvolver sintomas. No entanto, depois de desenvolver uma alergia, você será alérgico por toda a vida.
A reação geralmente ocorre 24 a 48 horas após a exposição. A erupção poderá persistir por semanas após a exposição.
Alguns produtos causam reação somente quando entram em contato com a pele e são expostos à luz do sol (fotossensibilidade). Exemplos incluem:
Alguns alérgenos transportados pelo ar, como a tasneira ou um spray inseticida, também podem causar a dermatite de contato.
Os sintomas variam dependendo da causa e se a dermatite é alérgica ou irritante. A mesma pessoa também pode ter sintomas diferentes ao longo do tempo.
As reações alérgicas podem ocorrer subitamente ou se desenvolver após meses ou anos de exposição.
A dermatite de contato geralmente ocorre nas mãos. Produtos para o cabelo, cosméticos e perfumes podem levar a reações de pele no rosto, cabeça e pescoço. Joias e bijuterias também podem causar problemas de pele na área sob elas.
A coceira é um sintoma comum. No caso de uma dermatite alérgica, a coceira pode ser grave.
Você pode ter erupção cutânea avermelhada, em listras ou irregular, aparecendo onde a substância tocou a pele. A reação alérgica é muitas vezes retardada; a erupção pode não aparecer até 24 a 48 horas após a exposição.
A erupção pode:
Dermatite causada por um irritante também pode causar ardor ou dor, bem como coceira. Ela geralmente se manifesta como pele seca, vermelha e áspera. Cortes (fissuras) podem se formar nas mãos. Pode haver inflamação da pele após exposição prolongada.
O diagnóstico é baseado principalmente na aparência da pele e no histórico de exposição a um irritante ou alérgeno.
O teste de contato é o padrão de referência para a identificação de alérgenos de contato. O teste de alergia com adesivos colocados na pele pode isolar o alérgeno suspeito de causar a reação. O teste de contato é usado em pacientes que têm dermatite de contato crônica e recorrente. Ele requer três consultas médicas e deve ser realizado por um profissional com experiência nos procedimentos e interpretação dos resultados.
Outros testes podem ser usados para descartar demais causas possíveis, incluindo a biópsia de lesão de pele ou a cultura da lesão de pele.
O seu médico recomendará o tratamento baseado na causa do problema. Em alguns casos, o melhor tratamento é não fazer nada.
O tratamento inicial geralmente inclui uma lavagem completa com bastante água para remover qualquer traço do irritante que possa ter permanecido na pele. A exposição prolongada aos irritantes ou alérgenos conhecidos deve ser evitada.
Cremes e hidratantes ajudam a manter a pele úmida e a cicatrização, protegendo a pele contra inflamação. Eles são uma parte fundamental da prevenção e tratamento da dermatite de contato.
Corticosteroides tópicos são comumente usados no tratamento, aplicados diretamente na pele em forma de creme ou pomada. Nunca use medicação sem prescrição médica, nem use o medicamento por mais tempo ou com maior frequência; siga rigorosamente a recomendação do seu médico.
Ele também poderá prescrever outros cremes ou pomadas, como tacrolimo ou pimecrolimo.
Em casos graves, você pode precisar tomar corticosteroides via oral. O seu médico iniciará uma dose alta, com redução lenta por cerca de 12 dias. Ele também poderá prescrever uma injeção com corticosteroide.
Compressas úmidas e loções anti-coceira (antipruriginosas) podem ser recomendadas para reduzir outros sintomas.
Os corticosteroides tópicos devem ser usados apenas por curtos períodos. O uso no longo prazo pode piorar a dermatite de contato irritante.
A dermatite de contato geralmente desaparece sem complicações em duas ou três semanas, mas pode voltar se a substância ou o material que a causou não for identificado ou evitado.
Pode ser necessário mudar de emprego ou de hábitos profissionais se a doença for causada por alguma exposição relacionada ao trabalho. Por exemplo, trabalhos que exigem lavagem frequente das mãos podem não ser uma boa opção para pessoas com dermatite de contato.
Às vezes, o alérgeno que causa a dermatite de contato alérgica nunca é identificado.
Infecções bacterianas secundárias podem ocorrer.
Entre em contato com o seu médico se:
Habif TP. Contact dermatitis and patch testing. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 6th ed. St Louis, MO: Elsevier; 2016:chap 4.
Nixon RL, Diepgen T. Contact dermatitis. In: Adkinson NF, Bochner BS, Burks AW, et al, eds. Middleton's Allergy: Principles and Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 35.
Usatine RP, Riojas M. Diagnosis and management of contact dermatitis. Am Fam Physician. 2010;82(3):249-255. PMID: 20672788 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20672788.