Um queloide é o crescimento em excesso do tecido de cicatrização no local de um ferimento já curado.
Cicatriz hipertrófica; Cicatriz - queloide; Cicatriz - hipertrófica
Os queloides podem surgir de ferimentos na pele como:
Eles são mais comuns em pessoas com idade entre 10 e 20 anos e em afrodescendentes, asiáticos e hispânicos. Os queloides geralmente são genéticos. A pessoa pode não recordar qual ferimento causou a formação do queloide.
Um queloide pode:
O queloide geralmente será mais escuro que a pele ao redor se exposto ao sol durante o primeiro ano após a sua formação. A coloração mais escura pode ser permanente.
O diagnóstico é feito com base na aparência da pele ou da cicatriz. Uma biópsia da pele pode ser necessária para descartar outras formações que ocorrem na pele (tumores).
Os queloides geralmente não precisam de tratamento. Se o queloide incomodá-lo, o tamanho dele pode ser reduzido com:
O tratamento, principalmente a cirurgia, pode aumentar o tamanho da cicatriz.
Entre em contato com o seu médico se:
É possível evitar a descoloração pela exposição ao sol cobrindo o queloide em formação com um curativo e usando protetor solar quando for inevitável ficar exposto ao sol. Continue com esses cuidados de proteção adicionais por, ao menos, seis meses após um ferimento ou cirurgia no caso de adultos, ou até 18 meses para as crianças.
Imiquimode creme poderá evitar que os queloides se formem após uma cirurgia ou para impedir que eles voltem a aparecer após a cirurgia feita para retirá-los.
Berman B, Huo R, Viera M. Keloids. In: Lebwohl MG, Heymann WR, Berth-Jones J, Coulson I, eds. Treatment of Skin Disease: Comprehensive Therapeutic Strategies. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2014:chap 116.
Patterson JW. Disorders of collagen. In: Patterson JW, ed. Weedon's Skin Pathology. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2016:chap 11.