O angioedema é um inchaço, similar à urticária, mas que ocorre sob a pele e não na superfície.
A placa da urticária é popularmente conhecida como vergão. A placa é uma lesão elevada na superfície da pele. É possível apresentar angioedema sem urticária.
Edema angioneurótico; Reação alérgica - angioedema; Urticária - angioedema
O angioedema pode ser causado por uma reação alérgica. Durante a reação, a histamina e outras substâncias químicas são liberadas na corrente sanguínea. O corpo libera histamina quando o sistema imunológico detecta uma substância estranha chamada de alérgeno.
Muitas vezes, a causa do angioedema nunca é descoberta.
Possíveis causadores de um angioedema incluem:
A urticária e o angioedema também podem ocorrer após infecções ou outras doenças (incluindo doenças autoimunes como lúpus, leucemia e linfoma).
Existe uma forma de angioedema genético que apresenta diferentes desencadeadores, complicações e tratamento. Ela é chamada de angioedema hereditário.
O principal sintoma é um inchaço repentino sob a pele. Também é possível desenvolver vergões ou inchaços na superfície da pele.
O inchaço geralmente ocorre ao redor dos olhos e dos lábios. Ele também pode se manifestar nas mãos, pés e garganta. O inchaço pode formar uma linha ou ser mais distribuído.
Os vergões são dolorosos e podem causar coceira. Isso é conhecido como urticária. Eles ficam pálidos e incham se estiverem irritados. O inchaço mais profundo de um angioedema também pode ser doloroso.
Outros sintomas podem incluir:
O médico examinará sua pele e perguntará se você foi exposto a alguma substância irritante. Um exame físico pode revelar sons anormais (estridores) quando você respira.
O médico poderá solicitar exames de sangue ou testes de alergia.
Sintomas leves podem não precisar de tratamento. Sintomas de moderados a graves podem precisar de tratamento. A dificuldade para respirar é uma situação de emergência.
Pessoas com angioedema devem:
Compressas geladas ou úmidas podem ajudar a aliviar a dor.
Medicamentos usados para tratar do angioedema incluem:
Se a pessoa apresentar problemas para respirar, procure ajuda médica imediatamente. Um bloqueio de vias aéreas grave e com risco de morte pode ocorrer se há edema na região da garganta.
O angioedema que não afeta a respiração pode ser desconfortável, mas geralmente é inofensivo e desaparece em alguns dias.
Entre em contato com o seu médico se:
Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como o 192) se você:
Dreskin SC. Urticaria and angioedema. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 252.
Habif TP. Urticaria, angioedema, and pruritus. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2016:chap 6.
Tran TP, Muelleman RL. Allergy, hypersensitivity, angioedema, and anaphylaxis. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 119.