A urticária é caracterizada por placas avermelhadas e elevadas na superfície da pele, geralmente com coceira. Ela normalmente é uma reação alérgica a alimentos ou medicamentos, mas pode ocorrer sem nenhuma causa aparente.
Quando alguém apresenta uma reação alérgica a uma substância, o corpo libera histamina e outras substâncias químicas na corrente sanguínea. Isso causa coceira, inchaço e outros sintomas. A urticária é uma reação comum, principalmente nas pessoas com outras alergias, como rinite alérgica.
Angioedema é o inchaço do tecido mais profundo, que ocorre ocasionalmente associado à urticária. O inchaço pode ocorrer também em qualquer parte do corpo, mas quando ocorre em volta da boca e da garganta, os sintomas podem ser graves, incluindo bloqueio das vias aéreas.
Muitas substâncias podem desencadear a urticária, incluindo:
A urticária também pode surgir como resultado de:
A causa é frequentemente indeterminada.
Sintomas podem incluir:
O diagnóstico poderá ser feito apenas pelo exame físico.
Se você possui um histórico de alergias e urticária, o diagnóstico fica ainda mais evidente.
Às vezes, uma biópsia de pele e exames de sangue são realizados para confirmar que você teve uma reação alérgica e para determinar a substância que causou a resposta alérgica. No entanto, testes de alergia específicos não são úteis na maioria dos casos de urticária.
O tratamento pode não ser necessário se a urticária for leve. Ela pode desaparecer sozinha. Para reduzir a coceira e o inchaço:
Se a sua reação for grave, principalmente se o inchaço estiver na garganta, talvez seja preciso tomar uma injeção de epinefrina (adrenalina) ou esteroides no pronto-socorro. Uma urticária na garganta pode bloquear a via respiratória, dificultando a respiração.
A urticária pode ser desconfortável, mas é geralmente inofensiva e desaparece sozinha.
Se a urticária permanecer por mais de 6 semanas, ela é chamada urticária crônica. Na maioria das vezes, a causa exata da urticária não é identificada. A maioria dos casos de urticária crônica melhora sozinha em menos de 1 ano.
Complicações incluem:
Ligue para 192 ou para um número de emergência local se você:
Entre em contato com o seu médico se a urticária for grave, desconfortável e não responder ao tratamento.
Evite se expor a substâncias que provocam reações alérgicas em você.
Habif TP. Urticaria, angioedema, and pruritus. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 6.
Saini SS. Urticaria and angioedema. In: Adkinson NF Jr, Bochner BS, Burks AW, et al, eds. Middleton's Allergy: Principles and Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 36.