Urticária
Definição
A urticária é caracterizada por placas avermelhadas e elevadas na superfície da pele, geralmente com coceira. Ela normalmente é uma reação alérgica a alimentos ou medicamentos, mas pode ocorrer sem nenhuma causa aparente.
Causas
Quando alguém apresenta uma reação alérgica a uma substância, o corpo libera histamina e outras substâncias químicas na corrente sanguínea. Isso causa coceira, inchaço e outros sintomas. A urticária é uma reação comum, principalmente nas pessoas com outras alergias, como rinite alérgica.
Angioedema é o inchaço do tecido mais profundo, que ocorre ocasionalmente associado à urticária. O inchaço pode ocorrer também em qualquer parte do corpo, mas quando ocorre em volta da boca e da garganta, os sintomas podem ser graves, incluindo bloqueio das vias aéreas.
Muitas substâncias podem desencadear a urticária, incluindo:
- Caspa de animais (principalmente de gatos)
- Picadas de insetos
- Medicamentos
- Pólen
- Frutos do mar, peixe, frutos secos, ovos, leite e outros alimentos
A urticária também pode surgir como resultado de:
A causa é frequentemente indeterminada.
Sintomas
Sintomas podem incluir:
- Coceira.
- Inchaço na superfície da pele na forma de placas avermelhadas ou da cor da pele com bordas claramente definidas.
- As placas podem aumentar de tamanho, se espalhar e se unir para formar áreas maiores de pele lisa e elevada.
- Elas também podem mudar de formato, desaparecer e reaparecer dentro de minutos ou horas. Não é comum que uma placa dure mais de 48 horas.
- Dermografismo é um tipo de urticária. Quando a pele é pressionada, há aparecimento imediato de placas.
Sinais e testes
O diagnóstico poderá ser feito apenas pelo exame físico.
Se você possui um histórico de alergias e urticária, o diagnóstico fica ainda mais evidente.
Às vezes, uma biópsia de pele e exames de sangue são realizados para confirmar que você teve uma reação alérgica e para determinar a substância que causou a resposta alérgica. No entanto, testes de alergia específicos não são úteis na maioria dos casos de urticária.
Tratamento
O tratamento pode não ser necessário se a urticária for leve. Ela pode desaparecer sozinha. Para reduzir a coceira e o inchaço:
- Evite tomar banhos quentes de chuveiro ou banheira.
- Evite irritar a área com roupas muito apertadas.
- O seu médico poderá receitar um anti-histamínico como difenidramina ou cetirizina. Siga as orientações do seu médico.
Se a sua reação for grave, principalmente se o inchaço estiver na garganta, talvez seja preciso tomar uma injeção de epinefrina (adrenalina) ou esteroides no pronto-socorro. Uma urticária na garganta pode bloquear a via respiratória, dificultando a respiração.
Expectativas (prognóstico)
A urticária pode ser desconfortável, mas é geralmente inofensiva e desaparece sozinha.
Se a urticária permanecer por mais de 6 semanas, ela é chamada urticária crônica. Na maioria das vezes, a causa exata da urticária não é identificada. A maioria dos casos de urticária crônica melhora sozinha em menos de 1 ano.
Complicações
Complicações incluem:
- Anafilaxia (uma reação alérgica que envolve todo o corpo, que coloca a vida em risco e que causa dificuldade de respiração)
- Inchaço na garganta que pode causar um bloqueio das vias respiratórias com risco de morte
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para 192 ou para um número de emergência local se você:
- Desmaiar
- Tiver falta de ar
- Sentir a garganta fechar
- Apresentar inchaço na língua ou no rosto
- Apresentar sibilos (chiado)
Entre em contato com o seu médico se a urticária for grave, desconfortável e não responder ao tratamento.
Prevenção
Evite se expor a substâncias que provocam reações alérgicas em você.
Referências
Habif TP. Urticaria, angioedema, and pruritus. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 6.
Saini SS. Urticaria and angioedema. In: Adkinson NF Jr, Bochner BS, Burks AW, et al, eds. Middleton's Allergy: Principles and Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 36.
Data da revisão:
5/2/2017
Revisão feita por: David L. Swanson, MD, Vice Chair of Medical Dermatology, Associate Professor of Dermatology, Mayo Medical School, Scottsdale, AZ. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados