Melasma

Definição

Melasma são manchas de pele escura que aparecem em áreas do rosto expostas ao sol.

Nomes alternativos

Cloasma; Manchas da gravidez

Causas

O melasma é um distúrbio de pele muito comum, principalmente em mulheres jovens com tom de pele amarronzado, mas pode afetar qualquer pessoa.

Frequentemente, o melasma é associado aos hormônios femininos estrógeno e progesterona, sendo mais comum em:

A exposição ao sol favorece o aparecimento de melasma. O problema é mais comum em pessoas que moram em regiões de clima tropical.

Sintomas

O único sintoma do melasma é a alteração da coloração da pele. Entretanto, isso pode causar angústia com relação à aparência.

As mudanças na coloração da pele são, com frequência, para uma cor marrom uniforme. As manchas são mais escuras que o tom da pele normal. Elas costumam aparecer nas bochechas, testa, nariz e lábio superior, sendo geralmente simétricas.

Sinais e exames

O seu médico examinará a sua pele para diagnosticar o problema. Um exame mais aproximado utilizando a lâmpada de Wood (com uso de luz ultravioleta) poderá ajudar a orientar o tratamento.

Tratamento

O tratamento pode incluir:

Expectativas (prognóstico)

O melasma frequentemente desaparece em alguns meses se você parar de tomar medicamentos hormonais ou após o fim da gravidez. O problema pode retornar em gravidezes posteriores ou se o uso destes medicamentos recomeçar. O melasma também poderá retornar devido à exposição ao sol.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se você tiver um escurecimento no seu rosto que não desaparece.

Prevenção

Utilizar protetor solar todos os dias auxilia a prevenção do melasma. O protetor solar também ajuda a prevenir o câncer de pele e rugas.

Referências

Habif TP. Light-related diseases and disorders of pigmentation. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 19.

James WD, Berger TG, Elston DM. Disturbances of pigmentation. In: James WD, Berger TG, Elston DM, eds. Andrews' Diseases of the Skin: Clinical Dermatology. 12th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 36.


Data da revisão: 10/24/2016
Revisão feita por: David L. Swanson, MD, Vice Chair of Medical Dermatology, Associate Professor of Dermatology, Mayo Medical School, Scottsdale, AZ. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados