Melasma são manchas de pele escura que aparecem em áreas do rosto expostas ao sol.
Cloasma; Manchas da gravidez
O melasma é um distúrbio de pele muito comum, principalmente em mulheres jovens com tom de pele amarronzado, mas pode afetar qualquer pessoa.
Frequentemente, o melasma é associado aos hormônios femininos estrógeno e progesterona, sendo mais comum em:
A exposição ao sol favorece o aparecimento de melasma. O problema é mais comum em pessoas que moram em regiões de clima tropical.
O único sintoma do melasma é a alteração da coloração da pele. Entretanto, isso pode causar angústia com relação à aparência.
As mudanças na coloração da pele são, com frequência, para uma cor marrom uniforme. As manchas são mais escuras que o tom da pele normal. Elas costumam aparecer nas bochechas, testa, nariz e lábio superior, sendo geralmente simétricas.
O seu médico examinará a sua pele para diagnosticar o problema. Um exame mais aproximado utilizando a lâmpada de Wood (com uso de luz ultravioleta) poderá ajudar a orientar o tratamento.
O tratamento pode incluir:
O melasma frequentemente desaparece em alguns meses se você parar de tomar medicamentos hormonais ou após o fim da gravidez. O problema pode retornar em gravidezes posteriores ou se o uso destes medicamentos recomeçar. O melasma também poderá retornar devido à exposição ao sol.
Consulte o seu médico se você tiver um escurecimento no seu rosto que não desaparece.
Utilizar protetor solar todos os dias auxilia a prevenção do melasma. O protetor solar também ajuda a prevenir o câncer de pele e rugas.
Habif TP. Light-related diseases and disorders of pigmentation. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 19.
James WD, Berger TG, Elston DM. Disturbances of pigmentation. In: James WD, Berger TG, Elston DM, eds. Andrews' Diseases of the Skin: Clinical Dermatology. 12th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 36.