Ceratose actínica
Definição
A ceratose actínica é uma área elevada, pequena e áspera encontrada em regiões da sua pele que foram frequentemente expostas ao sol por longos períodos de tempo.
Algumas ceratoses actínicas podem desenvolver-se em tipos de câncer de pele.
Nomes alternativos
Ceratose solar; Alterações de pele induzidas pelo sol - ceratose; Ceratose - actínica (solar); Lesão de pele - ceratose actínica
Causas
A ceratose actínica é causada pela exposição à luz do sol.
Você tem mais chances de desenvolver esta condição se você:
- Possui pele clara, olhos azuis ou verdes ou cabelo ruivo ou loiro
- Realizou um transplante de rim ou outro transplante de órgão
- Utilizou medicamentos supressores do sistema imunológico
- Passou muito tempo todos os dias ao sol (por exemplo, se você trabalha ao ar livre)
- Teve muitas queimaduras solares graves quando criança ou jovem
- É mais velho
Sintomas
A ceratose actínica normalmente é encontrada no rosto, couro cabeludo, costas das mãos, peito ou locais frequentemente expostos ao sol.
- As alterações da pele surgem como áreas planas e escamosas. Elas frequentemente têm uma crosta amarela ou branca no topo.
- A coloração poderá ser acinzentada, avermelhada, rosada ou da mesma cor da pele. Mais tarde, as lesões podem tornar-se ásperas ou semelhantes a verrugas.
- As áreas podem ser mais fáceis de sentir do que de ver.
Sinais e exames
O seu médico observará a sua pele para diagnosticar esta condição. Uma biópsia cutânea poderá ser realizada para descartar câncer.
Tratamento
Algumas ceratoses actínicas tornam-se cânceres de pele de células escamosas. Assim que possível, peça para um médico observar as lesões da sua pele. O seu médico discutirá com você opções de tratamento.
As lesões podem ser removidas por:
- Cauterização (cauterização elétrica)
- Raspagem das lesões e uso de eletricidade para eliminar quaisquer células remanescentes (chamado de curetagem ou eletrodessecação)
- Remoção do tumor com sutura para juntar novamente a pele (chamada ressecção)
- Congelamento (crioterapia, que congela e mata as células)
Se você tiver muitas dessas lesões de pele, seu médico poderá recomendar:
- Um tratamento a laser chamado terapia fotodinâmica
- Peelings
- Cremes para pele contendo 5-fluorouracila e imiquimode
Nunca use medicamentos sem antes consultar o seu médico.
Expectativas (prognóstico)
Um número pequeno destes crescimentos de pele torna-se um tipo de câncer de pele chamado carcinoma de células escamosas.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se você observar ou sentir uma mancha áspera ou escamosa na sua pele ou se você notar quaisquer outras alterações na pele.
Prevenção
A melhor forma de reduzir o seu risco de ceratose actínica e câncer de pele é aprender a proteger a sua pele da luz do sol e dos raios ultravioletas (UV).
As atitudes que você pode ter para diminuir a sua exposição à luz do sol incluem:
- Usar roupas como chapéus, camisetas de mangas compridas, saias longas ou calças.
- Tentar evitar a exposição ao sol no meio do dia, quando os raios ultravioletas são mais intensos.
- Usar um protetor solar de alta qualidade, de preferência com um fator de proteção (SPF) de no mínimo 15. Escolha um protetor solar que bloqueie tanto raios UVA como UVB.
- Aplicar protetor solar antes de sair ao sol e aplicar novamente com frequência, pelo menos a cada 2 horas.
- Utilizar protetor solar durante todo o ano, incluindo no inverno.
- Evitar bronzeamento artificial.
Outras coisas para saber sobre exposição ao sol:
- A exposição ao sol é mais forte dentro ou próximo a superfícies que refletem a luz, como água, areia, concreto e áreas pintadas de branco.
- A exposição ao sol é mais intensa no começo do verão.
- A pele queima mais rápido em altitudes mais elevadas.
Referências
Habif TP. Premalignant and malignant nonmelanoma skin tumors. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 21.
Ibrahim SF, Brown MD. Actinic keratoses. In: Lebwohl MG, Heymann WR, Berth-Jones J, Coulson I, eds. Treatment of Skin Disease: Comprehensive Therapeutic Strategies. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 5.
Data da revisão:
8/20/2016
Revisão feita por: David L. Swanson, MD, Vice Chair of Medical Dermatology, Associate Professor of Dermatology, Mayo Medical School, Scottsdale, AZ. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados