Carcinoma basocelular

Definição

O carcinoma basocelular é um tipo comum câncer de pele.

Outros tipos comuns de câncer de pele incluem:

Nomes alternativos

Carcinoma de células basais; Câncer de pele - células basais; Câncer - pele - células basais; Câncer de pele não melanoma; Epitelioma de células basais

Causas

O carcinoma basocelular começa na primeira camada da pele, chamada de epiderme. A camada inferior da epiderme é chamada de camada basal. No carcinoma basocelular, estas células tornam-se cancerosas. A maioria desses cânceres ocorre em regiões da pele que são regularmente expostas à luz do sol ou a outra radiação ultravioleta.

Esse tipo de câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos. No entanto, ele também pode ocorrer em pessoas mais jovens que tiveram exposição solar intensa. O câncer basocelular é quase sempre de crescimento lento e raramente se espalha para outras partes do corpo.

O risco de ter câncer de pele basocelular é maior se você tiver:

Outros fatores de risco incluem:

Sintomas

O carcinoma basocelular geralmente cresce lentamente e é indolor. Ele pode apresentar apenas uma aparência levemente diferente da pele normal. O câncer pode parecer uma protuberância ou formação na pele:

Em alguns casos, a pele pode estar apenas um pouco elevada ou a lesão pode inclusive ser plana.

Você pode ter:

Sinais e testes

O médico examinará a pele e observará o tamanho, o formato, a cor e a textura das áreas suspeitas.

Se o câncer de pele for uma possibilidade, um pequeno pedaço de pele será removido da área e examinado em um microscópio. Esse procedimento é denominado biópsia de pele.

Ele deve ser realizado para confirmar o diagnóstico de carcinoma basocelular ou de outros cânceres de pele.

Tratamento

O tratamento varia conforme o tamanho, a profundidade e o local do câncer basocelular, além do seu estado de saúde geral. Cada tratamento tem riscos e benefícios. Você e seu médico discutirão o tratamento adequado para você.

Opções de tratamento incluem:

Grupos de apoio

Você pode aliviar o estresse da doença ao frequentar um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas em comum poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.

Expectativas (prognóstico)

A maioria dos cânceres deste tipo pode ser curada quando tratada precocemente. Alguns carcinomas basocelulares retornam no mesmo local. Tumores menores têm menos probabilidade de retornar.

O carcinoma basocelular quase nunca se espalha além do local original. No entanto, se não tratado, ele pode se espalhar para áreas adjacentes e tecidos e ossos próximos.

Quando contatar um profissional de saúde

Ligue para seu médico se perceber alguma alteração na cor, no tamanho, na textura ou na aparência de qualquer região da sua pele. Você também deve ligar se uma mancha existente ficar dolorida ou inchada, ou se ela começar a sangrar ou coçar.

Prevenção

É recomendado realizar um exame da pele por um médico todos os anos após os 40 anos, e a cada 3 anos entre os 20 e 40 anos. O autoexame da pele também é recomendado. Use um espelho de mão para visualizar áreas de difícil acesso. Entre em contato com o seu médico se você notar alguma mudança.

A melhor maneira de prevenir o câncer de pele é diminuir a exposição ao sol. Sempre use um protetor solar:

Outras medidas para ajudar a evitar exposição ao sol incluem:

Referências

Habif TP. Premalignant and malignant nonmelanoma skin tumors. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 21.

National Cancer Institute website. PDQ skin cancer treatment. www.cancer.gov/types/skin/hp/skin-treatment-pdq#section/_222. Updated July 11, 2017. Accessed August 28, 2017.

National Comprehensive Cancer Network website. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology (NCCN Guidelines): Basal cell skin cancer. Version 1.2017. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/nmsc.pdf. Updated October 3, 2016. Accessed August 28, 2017.

US Preventive Services Task Force, Bibbins-Domingo K, Grossman DC, et al. Screening for skin cancer: US Preventive Services Task Force recommendation statement. JAMA. 2016;316(4):429-435. PMID 27458948 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27458948.


Data da revisão: 7/25/2017
Revisão feita por: David L. Swanson, MD, Vice Chair of Medical Dermatology, Associate Professor of Dermatology, Mayo Medical School, Scottsdale, AZ. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados