A foliculite é a inflamação de um ou mais folículos capilares. Ela pode ocorrer em qualquer lugar da pele.
Pseudofoliculite da barba; Tinea barbae; Coceira do barbeiro
A foliculite inicia-se quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao fazer a barba ou pelo atrito com a roupa. Na maioria dos casos de foliculite, os folículos danificados são infectados com a bactéria Staphylococcus (estafilococo).
A pseudofoliculite da barba é uma infecção por estafilococo dos folículos capilares na área da barba, geralmente no lábio superior. Fazer a barba torna a condição ainda pior. A tinea da barba é semelhante à pseudofoliculite da barba, mas a infecção é causada por um fungo.
A pseudofoliculite da barba é um distúrbio que ocorre principalmente em homens afrodescendentes. Se pelos crespos da barba forem cortados curtos demais, eles poderão se curvar de volta na pele e causar inflamação.
Os sintomas mais comuns são a erupção cutânea, coceira e acne ou pústulas perto de um folículo capilar no pescoço, na virilha ou na área genital. As espinhas podem formar uma crosta.
O diagnóstico é dado principalmente com base na aparência da pele. Testes de laboratório podem mostrar quais bactérias ou fungos estão causando a infecção.
Compressas umedecidas e mornas podem ajudar na drenagem dos folículos afetados.
O tratamento pode contar com antibióticos aplicados sobre a pele ou por via oral, ou medicamentos antifúngicos para controlar a infecção. Nunca use medicamentos sem antes consultar o seu médico.
A foliculite geralmente responde bem ao tratamento, mas pode voltar.
A foliculite pode voltar ou se espalhar para outras áreas do corpo.
Entre em contato com o seu médico se os sintomas:
Para evitar outros danos aos folículos capilares e infecção:
Habif TP. Bacterial infections. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 9.
Pasternack MS, Swartz MN. Cellulitis, necrotizing faciitis, and subcutaneous tissue infections. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 95.