A apneia obstrutiva do sono é uma doença na qual ocorrem pausas na respiração durante o sono porque há bloqueio ou estreitamento das vias aéreas.
Apneia do sono - obstrutiva; Apneia - síndrome da apneia obstrutiva do sono; Distúrbio respiratório do sono
Todos os músculos do corpo ficam mais relaxados durante o sono. Isso inclui os músculos que ajudam a manter as vias respiratórias abertas e permitem o fluxo do ar para os pulmões.
Geralmente, a faringe permanece aberta o bastante para permitir a passagem do ar. Entretanto, em algumas pessoas, essa região da garganta é mais estreita. Quando os músculos da faringe relaxam durante o sono, a respiração pode ser interrompida por um período. Isso é chamado de apneia.
O ronco em pessoas com apneia obstrutiva do sono é causado pelo ar que tenta passar pela via aérea estreitada ou bloqueada. No entanto, nem todas as pessoas que roncam têm apneia do sono. Outros fatores podem aumentar o risco:
Dormir de bruços também aumenta os episódios de apneia do sono.
A apneia do sono central é outro distúrbio do sono durante o qual a respiração pode parar. Ela ocorre quando o cérebro para temporariamente de enviar sinais para os músculos que controlam a respiração.
Uma pessoa com apneia obstrutiva do sono normalmente começa a roncar profundamente logo após adormecer.
Normalmente, uma pessoa com apneia obstrutiva do sono não sabe que tem episódios de apneia durante a noite. Geralmente, seus familiares presenciam o ronco e os episódios de apneia. O ronco pode ser tão alto que pessoas em um outro quarto poderá ouvi-lo. Os pacientes podem acordar com falta de ar. Pessoas com apneia do sono podem:
Problemas que podem ocorrer com essa doença incluem:
O médico realizará um exame físico e um histórico médico completos, que envolverá examinar cuidadosamente sua boca, pescoço e garganta. Talvez você precise responder um questionário sobre a sua sonolência diurna, qualidade do sono e hábitos noturnos.
Um estudo do sono (polissonografia) é usado para confirmar a apneia obstrutiva do sono.
Outros exames que podem ser realizados incluem:
O objetivo é manter as vias respiratórias abertas para que a respiração não seja interrompida durante o sono.
As seguintes mudanças no estilo de vida podem aliviar os sintomas da apneia do sono em pessoas com sintomas leves:
Atualmente, o CPAP (máscara para pressão positiva contínua na via aérea) é considerado o tratamento padrão para a apneia obstrutiva do sono na maioria das pessoas.
Muitos pacientes não toleram o tratamento com CPAP. Um bom apoio e acompanhamento de um centro de estudos do sono pode, normalmente, ajudar a superar qualquer problema com a utilização do CPAP.
Alguns pacientes precisam usar aparelhos odontológicos na boca durante a noite para manter a mandíbula posicionada mais para frente.
Outros tratamentos estão disponíveis, mas existe menos evidência de que eles são eficazes. Converse com um médico especialista antes de tentar qualquer tratamento.
A cirurgia pode ser uma opção em alguns casos. Ela é geralmente reservada como último recurso, caso outros tratamentos não funcionarem e os sintomas forem graves. A cirurgia pode envolver:
A cirurgia pode não curar completamente a apneia do sono e pode causar efeitos colaterais no longo prazo.
Se não tratada, a apneia do sono poderá causar:
Em razão da sonolência diurna, as pessoas com apneia do sono apresentam um risco maior de:
Com tratamento, os sintomas da apneia do sono devem ser completamente corrigidos.
A apneia obstrutiva do sono não tratada pode causar ou piorar uma doença cardiovascular, como:
Ligue para seu médico se:
Greenberg H, Lakticova V, Scharf SM. Obstructive sleep apnea: clinical features, evaluation, and principles of management. In: Kryger M, Roth T, Dement WC, eds. Principles and Practice of Sleep Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 114.
Kapur VK, Auckley DH, Chowdhuri S, et al. Clinical practice guideline for diagnostic testing for adult obstructive sleep apnea: an American Academy of Sleep Medicine clinical practice guideline. J Clin Sleep Med. 2017;13(3):479-504. PMID 28162150 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28162150.
Kimoff RJ. Obstructive sleep apnea. In: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 88.
Somers VK. Sleep apnea and cardiovascular disease. In: Mann DL, Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Braunwald E, eds. Braunwald's Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 75.