O sonambulismo é um distúrbio que ocorre quando pessoas andam ou realizam outra atividade enquanto ainda estão dormindo.
Caminhar no sono
O ciclo normal de sono possui diferentes estágios, desde a leve sonolência ao sono profundo. Durante o sono REM (movimento rápido dos olhos), os olhos movem-se rapidamente e os sonhos vívidos são mais comuns.
Em cada noite, as pessoas passam por diversos ciclos de sono REM e não-REM. O sonambulismo ocorre com maior frequência durante o sono profundo não-REM (sono N3) no começo da noite.
O sonambulismo é muito mais comum em crianças e jovens. Isto acontece porque à medida que as pessoas envelhecem, o sono N3 diminui.
Fadiga, falta de sono e ansiedade estão todas associadas ao sonambulismo. Em adultos, o sonambulismo pode ocorrer com:
Em pessoas idosas, o sonambulismo pode ser um sintoma de uma condição médica que causa desordem neurocognitiva com diminuição da função mental.
Quando as pessoas são sonâmbulas, elas podem sentar-se e parecer que estão acordadas quando na verdade estão dormindo. As pessoas podem levantar-se e caminhar, ou realizar atividades complexas como mover a mobília, ir ao banheiro, vestir-se ou despir-se. Algumas pessoas até dirigem automóveis enquanto estão dormindo.
O episódio pode ser muito breve (alguns segundos ou minutos) ou pode durar 30 minutos ou mais, porém a maioria dos episódios dura menos de 10 minutos. Se não forem perturbados, os sonâmbulos voltarão a dormir. Entretanto, podem adormecer em um local diferente ou até incomum.
Os sintomas do sonambulismo incluem:
Normalmente, as pessoas não precisam de exames. Se o sonambulismo ocorre com frequência, o médico pode solicitar um exame para descartar outros distúrbios (como convulsões).
Se você tem um histórico de problemas emocionais, você também pode querer fazer uma avaliação psicológica para procurar causas como ansiedade ou estresse excessivo.
A maioria das pessoas não precisa de tratamento específico para o sonambulismo.
Em alguns casos, tranquilizantes de ação rápida auxiliaram na redução de episódios de sonambulismo.
Algumas pessoas acreditam erroneamente que o sonâmbulo não deve ser acordado. Não é perigoso acordar um sonâmbulo, embora seja comum que a pessoa fique confusa e desorientada por um curto tempo ao acordar.
Outro engano é de que a pessoa não pode machucar-se enquanto está sonâmbula. Comumente, sonâmbulos machucam-se ao tropeçar e perder o equilíbrio.
Medidas de segurança podem ser necessárias para evitar lesões, incluindo mover objetos como cabos elétricos ou mobília para reduzir as chances de tropeçar e cair. Você pode precisar bloquear escadas com um portão.
O sonambulismo normalmente diminui conforme as crianças crescem. Com frequência, não indica um distúrbio grave, embora possa ser sintoma de outros distúrbios.
Não é comum que sonâmbulos realizem atividades perigosas. No entanto, você pode precisar tomar cuidados para prevenir lesões como quedas de escadas ou janelas.
Provavelmente, você não precisará consultar um médico se for sonâmbulo. No entanto, converse sobre a condição com um médico se:
Medidas de prevenção incluem:
Chokroverty S, Avidan AY. Sleep and its disorders. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 102.
Dyken ME, Lin-Dyken DC, Bajpai S. Sleepwalking. In: Chokroverty S, Thomas RJ, eds. Atlas of Sleep Medicine. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:380-381.
Zadra A, Desautels A, Petit D, Montplaisir J. Somnambulism: clinical aspects and pathophysiological hypotheses. Lancet Neurol. 2013;12(3):285-294. PMID: 23415568 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23415568.