Cefaleia tensional

Definição

A cefaleia tensional é o tipo de dor de cabeça mais comum. Há dor ou desconforto na cabeça, couro cabeludo ou pescoço, geralmente associada à tensão muscular nessas áreas.

Nomes alternativos

Dor de cabeça de contração muscular; Cefaleia - benigna; Cefaleia - tensional; Dores de cabeça crônicas - tensional; Dores de cabeça de rebote - tensional

Causas

A cefaleia tensional ocorre quando os músculos do pescoço e do couro cabeludo ficam tensos ou se contraem. As contrações musculares podem ser uma resposta a estresse, depressão, trauma na cabeça ou ansiedade.

Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos e adolescentes.

Qualquer atividade que exija que a cabeça seja mantida em uma mesma posição por muito tempo sem se mover pode causar uma dor de cabeça. Isso inclui atividades como digitar ou realizar outras ações no computador, trabalhos manuais delicados e a utilização de um microscópio. Dormir em um quarto frio ou dormir com o pescoço em uma posição incomum também pode desencadear uma cefaleia tensional.

Outros desencadeadores da cefaleia tensional são:

A cefaleia tensional pode ocorrer quando você tem enxaqueca. Cefaleias tensionais não estão associadas a alterações estruturais do cérebro.

Sintomas

A dor sentida pode ser descrita como:

A dor pode ocorrer como um evento isolado, ser constante ou diária. Ela pode durar de 30 minutos a sete dias. Pode ser desencadeada ou piorar por estresse, fadiga, barulho ou claridade excessiva.

Pode causar insônia. A cefaleia tensional normalmente não causa náusea ou vômito.

Em geral, as pessoas com dor de cabeça tensional tentam aliviar a dor massageando o couro cabeludo, as têmporas ou a base da nuca.

Sinais e testes

Uma dor de cabeça de leve a moderada que não ocorre junto com outros sintomas e responde ao tratamento caseiro em poucas horas talvez não precise de exames ou testes mais detalhados, principalmente se ela já tiver ocorrido anteriormente.

A cefaleia tensional não revela descobertas anormais em um exame neurológico. Entretanto, é possível perceber, com frequência, pontos doloridos (nódulos de tensão) nos músculos da região do pescoço e dos ombros.

Tratamento

O objetivo é tratar os seus sintomas de dor de cabeça imediatamente e prevenir novos episódios de dor, evitando fatores desencadeadores. Um passo fundamental envolve aprender a gerenciar suas dores de cabeça em casa:

Os medicamentos que podem aliviar a dor de cabeça de tensão incluem:

Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico.

Se estes medicamentos não funcionarem, entre em contato com o seu médico novamente.

Outros tratamentos que você pode discutir com o seu médico incluem técnicas de relaxamento ou gerenciamento de estresse, massagem, biofeedback, terapia comportamental cognitiva ou acupuntura.

Expectativas (prognóstico)

A cefaleia tensional costuma responder bem ao tratamento sem apresentar efeitos residuais.

Embora não seja perigosa sob o ponto de vista médico, a cefaleia tensional crônica pode ter um impacto negativo na sua qualidade de vida e na sua produtividade profissional.

Quando contatar um profissional de saúde

Ligue para 192 ou outro número de emergência local se:

Entre em contato com o seu médico se:

Prevenção

Aprenda sobre e pratique o gerenciamento do estresse. Algumas pessoas consideram os exercícios de relaxamento ou a meditação muito úteis. O biofeedback pode melhorar o efeito dos exercícios de relaxamento e pode ser útil para aliviar a cefaleia tensional crônica.

Dicas para prevenir as cefaleias tensionais:

Massagear os músculos doloridos também pode ajudar.

Referências

Freitag F. Managing and treating tension-type headache. Med Clin N Am. 2013;97:281-292. PMID: 23419626 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23419626.

Schoenen J, Sava SL. Tension-type headache. In: McMahon SB, Koltzenburg M, Tracey I, Turk DC, eds. Wall and Melzack's Textbook of Pain. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 59.

Silberstein SD. Headache management. In: Benzon HT, Rathmell JP, Wu CL, Turk DC, Argoff CE, Hurley RW, eds. Practical Management of Pain. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2014:chap 30.


Data da revisão: 1/5/2016
Revisão feita por: Joseph V. Campellone, MD, Division of Neurology, Cooper University Hospital, Camden, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados