A doença de Huntington é hereditária e ocorre quando há degeneração de células nervosas em certas partes do cérebro.
Coreia de Huntington
A doença de Huntington é causada por um defeito genético no cromossomo 4. Esse defeito faz com que uma parte do DNA, denominada sequência CAG, ocorra mais vezes do que deveria ocorrer. Normalmente, esta seção do DNA se repete de 10 a 28 vezes. No entanto, em pessoas com doença de Huntington, ela se repete de 36 a 120 vezes.
À medida que o gene é transmitido através dos membros da família, o número de repetições tende a aumentar. Quanto maior o número de repetições, maiores são as chances dos sintomas se desenvolverem cada vez mais cedo. Assim, a doença é passada entre gerações na mesma família, e as pessoas vão apresentando os sintomas cada vez mais cedo.
Há duas formas de doença de Huntington.
Se um dos pais possui Huntington, cada filho terá 50% de chance de herdar o gene da doença. Caso ele tenha o gene, haverá também 50% de chance do gene ser passado do filho para os netos. No entanto, se o filho não tiver o gene, os netos também não o terão.
Mudanças de comportamento podem ocorrer antes que apareçam problemas de movimento e podem incluir:
Movimentos anormais e incomuns incluem:
Demência que piora lentamente, incluindo:
Outros sintomas que podem estar associados a essa doença:
Sintomas em crianças:
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre o histórico familiar do paciente e sobre seus sintomas. Um exame neurológico também poderá ser realizado.
Outros exames que podem mostrar sinais da doença de Huntington incluem:
Existem exames genéticos para determinar se uma pessoa tem o gene da doença.
Não existe cura para a doença de Huntington, nem há nenhuma maneira conhecida de evitar que a doença se agrave. O objetivo do tratamento é retardar os sintomas e ajudar a pessoa a manter sua capacidade funcional o máximo de tempo e da maneira mais confortável possível.
Medicamentos podem ser prescritos, de acordo com os sintomas.
Depressão e suicídio são comuns entre pessoas com a doença de Huntington. É importante que todos aqueles que cuidam de pessoas portadoras da doença de Huntington monitorem e tratem os sintomas devidamente.
À medida que a doença progredir, a pessoa precisará de assistência e supervisão e, futuramente, poderá precisar de cuidados 24 horas.
A doença de Huntington provoca deficiência física, que vai se intensificando ao longo do tempo. Pessoas com essa doença geralmente morrem dentro de 15 a 20 anos. A causa da morte é muitas vezes uma infecção, apesar do suicídio também ser comum.
É importante saber que a doença afeta as pessoas de formas diferentes. O número de repetições de CAG pode determinar a gravidade dos sintomas. Pessoas com poucas repetições podem ter movimentos anormais leves em idade mais avançada e progressão lenta da doença, enquanto aqueles com um grande número de repetições podem ser gravemente afetados ainda jovens.
Ligue para seu médico se desenvolver sintomas dessa doença.
O aconselhamento genético é recomendado em caso de histórico familiar de doença de Huntington. Os especialistas recomendam um estudo de compatibilidade genética para casais que querem ter filhos e que têm histórico familiar dessa doença.
Jankovic J. Parkinson disease and other movement disorders. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 96.
Mink JW. Movement disorders. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 597.