Tremor essencial

Definição

O tremor essencial é um tipo de tremor involuntário no qual não é possível identificar nenhuma causa. Involuntário significa que o tremor ocorre sem que o indivíduo queira realizar o movimento; a pessoa também não consegue interromper o tremor.

Nomes alternativos

Tremor - essencial; Tremor familiar; Tremor - familiar; Tremor essencial benigno; Tremores - tremor essencial

Causas

O tremor essencial é o tipo mais comum de tremor. Todas as pessoas apresentam algum tipo de tremor, mas normalmente os movimentos são tão pequenos que não percebemos. Os tremores essenciais afetam tanto homens quanto mulheres e são mais comuns em indivíduos com mais de 65 anos.

A causa exata dos tremores essenciais é desconhecida. Algumas pesquisas sugerem que a parte do cérebro que controla os músculos não funciona de forma adequada em pacientes com tremor essencial.

Se ocorrerem tremores essenciais em mais de um membro de uma mesma família, isso é chamado de tremor familiar. Esse tipo de tremor essencial é passado entre membros de uma família (herdado), o que sugere que os genes desempenham um papel na causa dessa condição.

O tremor familiar geralmente é um traço dominante, o que significa que é necessário receber o gene de apenas um dos pais para desenvolver o tremor. Normalmente, essa condição aparece no início da meia-idade, mas pode ser observada em pessoas mais idosas ou mais jovens.

Sintomas

O tremor é mais comumente observado nas mãos e antebraços, mas pode afetar braços, cabeça, pálpebras ou outros músculos. O tremor raramente afeta as pernas ou os pés. Indivíduos com tremor essencial podem ter problemas para segurar ou utilizar objetos pequenos, como talheres ou uma caneta.

O tremor na maioria das vezes envolve movimentos curtos e rápidos, entre 4 e 12 vezes por segundo.

Os sintomas específicos podem incluir:

Os tremores podem:

Sinais e exames

O médico pode fazer o diagnóstico por meio de um exame físico e fazendo perguntas sobre seu histórico médico e pessoal.

Podem ser necessários mais exames para eliminar outras razões para os tremores. Outras causas dos tremores podem incluir:

Exames de sangue e diagnósticos por imagem (como tomografia computadorizada do crânio, ressonância magnética cerebral e raios-X) são geralmente normais.

Tratamento

Pode não ser necessário tratamento a menos que os tremores interfiram em suas atividades diárias ou causem constrangimento.

TRATAMENTO EM CASA

No caso de tremores que pioram devido ao estresse, tente técnicas que o ajudem a relaxar. Para tremores de qualquer causa, evite cafeína e durma bastante.

Para tremores causados ou intensificados por um medicamento, converse com seu médico sobre interromper o uso da droga, reduzir a dosagem ou trocar de medicamento. Nunca troque nem interrompa o uso de medicações sem antes consultar o seu médico.

Tremores intensos podem dificultar a execução de atividades diárias. Você pode necessitar de ajudar para realizá-las. Alguns dispositivos podem ajudá-lo com as atividades diárias, como:

MEDICAMENTOS PARA TREMORES

Os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. As mais comumente utilizadas incluem:

Os medicamentos podem ter efeitos colaterais.

Outros medicamentos que podem diminuir os tremores incluem:

Injeções de botox, administradas nas mãos, têm sido usadas para reduzir os tremores.

CIRURGIA

Em casos graves, pode-se tentar a cirurgia. Isso pode incluir:

Expectativas (prognóstico)

Um tremor essencial não é uma condição perigosa, mas alguns pacientes acham os tremores inoportunos e constrangedores. Em alguns casos, os tremores podem ser suficientemente sérios a ponto de interferir no trabalho e em atividades cotidianas como escrever, comer ou beber.

Complicações

Às vezes, os tremores afetam a laringe, o que ocasionalmente resulta em problemas na fala.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se:

Prevenção

Bebidas alcoólicas em pequenas quantidades podem diminuir os tremores, mas podem ocasionar dependência e abuso de álcool, especialmente se houver histórico familiar desses problemas.

Referências

Jankovic J. Parkinson disease and other movement disorders. In: Daroff RB, Jankovic J, Maziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 96.

Lang AE. Other movement disorders. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 410.

Zesiewicz TA, Elble RJ, Louis ED, et al. Evidence-based guideline update: treatment of essential tremor: report of the Quality Standards Subcommittee of the American Academy of Neurology. Neurology. 2011;77(19):1752-1755. PMID: 22013182 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22013182.


Data da revisão: 5/30/2016
Revisão feita por: Amit M. Shelat, DO, FACP, Attending Neurologist and Assistant Professor of Clinical Neurology, SUNY Stony Brook, School of Medicine, Stony Brook, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados