Ciática é uma condição em que há dor, fraqueza, dormência ou formigamento na perna. Ela é causada por lesão ou pressão no nervo ciático. A ciática é um sintoma de outro problema médico, e não de uma doença em si.
Neuropatia do nervo ciático; Disfunção do nervo ciático; Dor lombar baixa - ciática; Radiculopatia lombar - ciática
A ciática ocorre quando há pressão ou lesão do nervo ciático (também chamado isquiático). O nervo começa na parte inferior das costas e desce pela parte posterior de cada perna. Esse nervo controla os músculos da parte posterior do joelho e da perna, dando sensibilidade à parte posterior da coxa, a uma porção da perna e à sola do pé.
As causas comuns da ciática são:
A dor de ciática pode variar muito. Você pode sentir formigamento leve, dor maçante ou sensação de queimação. Em alguns casos, a dor é tão forte que a pessoa não consegue se mexer.
A dor ocorre mais frequentemente de um só lado. Algumas pessoas sentem uma dor aguda em uma parte da perna ou do quadril e dormência em outras partes. A dor ou dormência também podem estar presentes na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé. A perna afetada pode parecer mais fraca. Ocasionalmente, o pé não sai do chão quando você estiver caminhando.
A dor em geral começa gradualmente. A dor de ciática pode piorar:
O médico realizará um exame físico. Ele poderá mostrar:
Os exames determinam as causas suspeitas. Normalmente, eles não são necessários a menos que a dor seja grave e dure por muito tempo. Eles podem incluir:
Como a ciática é um sintoma de outra doença, a causa subjacente deve ser identificada e tratada.
Em alguns casos, não é necessário tratamento, e a recuperação acontece espontaneamente.
O tratamento conservador é o melhor em muitos casos. Seu médico pode recomendar os seguintes passos para acalmar os sintomas e reduzir a inflamação.
Cuidados domiciliares incluem:
Seu médico poderá encaminhá-lo a um fisioterapeuta. Tratamentos adicionais dependem da causa.
Se a resposta ao tratamento acima não for satisfatória, seu médico poderá recomendar injeções para reduzir a inflamação ao redor do nervo. Outros medicamentos podem ser receitados para ajudar a reduzir as dores agudas associadas à inflamação do nervo.
A dor de origem nervosa pode ser difícil de tratar. Encaminhamento para um neurologista ou um especialista em dor pode ser necessário.
Frequentemente, a ciática desaparece por conta própria. Entretanto, é comum que ela retorne.
Complicações mais graves dependem da causa da ciática, como hérnia de disco e estenose espinhal. A ciática pode levar a dormência ou formigamento permanente da perna.
Entre em contato com o seu médico imediatamente se apresentar:
Também consulte seu médico se:
A prevenção varia de acordo com a causa do dano nervoso. Evite sentar ou deitar pressionando as nádegas por um longo tempo.
Kim DH, Hudson AR, Kline DG. Sciatic nerve. In: Kim DH, Hudson AR, Kline DG, eds. Atlas of Peripheral Nerve Surgery. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 16.
Marques DR, Carroll WE. Neurology. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Textbook of Family Medicine. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 41.
Ropper AH, Zafonte RD. Sciatica. N Engl J Med. 2015;372(13):1240-1248. PMID: 25806916 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25806916.