Anemia é uma condição na qual o organismo não possui glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis em quantidade suficiente. As hemácias fornecem oxigênio aos tecidos do corpo. Há vários tipos de anemia.
A anemia por deficiência de ferro ocorre quando há quantidade insuficiente de ferro no corpo. O ferro é um componente importante na formação das hemácias. A anemia por deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia.
Anemia - deficiência de ferro; Anemia ferropriva; Anemia ferropênica
Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio para os tecidos do corpo. Os glóbulos vermelhos saudáveis são produzidos pela medula óssea. Os glóbulos vermelhos circulam pelo organismo por 3 a 4 meses. Então, partes do corpo, como o baço, eliminam os glóbulos sanguíneos antigos.
O ferro é um componente importante dos glóbulos vermelhos. Sem o ferro, o sangue não consegue transportar oxigênio de forma eficaz. Normalmente, o organismo obtém o ferro por meio da dieta e reutilizando o ferro dos glóbulos vermelhos antigos.
A anemia por deficiência de ferro ocorre quando o estoque de ferro do organismo fica muito baixo. Isso corre se:
A perda de ferro pode ser decorrente de sangramento. As causas comuns de sangramento são:
O organismo pode não ser capaz de absorver ferro suficiente na dieta devido a:
Você pode não ingerir ferro suficiente na dieta se:
É possível que você não apresente sintomas se a anemia for branda.
Na maioria das vezes, os sintomas são brandos no início e desenvolvem-se lentamente. Os sintomas podem incluir:
Conforme a anemia piora, os sintomas podem incluir:
Os sintomas das condições que causam anemia por deficiência de ferro incluem:
Para diagnosticar anemia, o médico pode solicitar os seguintes exames de sangue:
Os exames para verificar os níveis de ferro no sangue incluem:
Podem ser realizados exames para investigar a causa da deficiência de ferro:
Tomar suplementos de ferro e ingerir alimentos ricos em ferro é parte importante do tratamento da anemia por deficiência de ferro. No entanto, você e seu médico devem investigar primeiro a causa da anemia.
Suplementos de ferro (mais comumente o sulfato ferroso) são necessários para produzir estoques de ferro em seu organismo. Na maioria das vezes, o médico medirá os níveis de ferro antes de receitar os suplementos.
Para pacientes que não podem ingerir ferro por via oral, há a opção de administração na veia (via intravenosa) ou por meio de injeção no músculo.
Mulheres grávidas ou amamentando precisam ingerir ferro extra porque sua dieta normal, geralmente, não oferece a quantidade de que precisam.
O hematócrito deve retornar ao normal após dois meses de terapia com ferro. Entretanto, você precisará continuar a suplementação de ferro por mais 6 a 12 meses para repor os estoques de ferro do organismo na medula óssea. Siga as orientações do seu médico.
Alimentos ricos em ferro incluem:
Outras fontes incluem:
Com o tratamento adequado, o prognóstico é geralmente bom.
Consulte um médico se:
A dieta de todas as pessoas deve incluir uma quantidade suficiente de ferro. Carne vermelha, fígado e gema de ovo são importantes fontes de ferro. Farinha de trigo, pão e alguns cereais são fortificados com ferro. Se recomendado pelo seu médico, tome suplementos se não estiver obtendo ferro suficiente em sua dieta.
Bope ET, Kellerman RD. Hematology. In: Bope ET, Kellerman RD, eds. Conn's Current Therapy 2016. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 12.
Brittenham GM. Disorders of iron homeostasis: iron deficiency and overload. In: Hoffman R, Benz EJ Jr, Silberstein LE, Heslop HE, Weitz JI, Anastasi JI, eds. Hematology: Basic Principles and Practice. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 34.
Bunn HF. Approach to anemias. In: Goldmann L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 158.