O mieloma múltiplo é um câncer de células da medula óssea denominadas plasmócitos. A medula óssea é o tecido gelatinoso e esponjoso encontrado no interior da maioria dos ossos. Ela tem um papel essencial na formação de novas células sanguíneas.
Os plasmócitos ajudam o corpo a combater infecções através da produção de proteínas chamadas anticorpos. No mieloma múltiplo, os plasmócitos crescem descontroladamente na medula óssea, formando tumores nas áreas de osso sólido. O crescimento desses tumores enfraquece os ossos, além de dificultar a produção de células sanguíneas e plaquetas saudáveis.
Discrasia de plasmócitos; Mieloma de plasmócitos; Plasmocitoma ósseo; Mieloma - múltiplo
A causa do mieloma múltiplo é desconhecida. Um tratamento prévio com radioterapia aumenta o risco de desenvolver esse tipo de câncer. O mieloma múltiplo afeta principalmente adultos mais velhos.
Sintomas do mieloma múltiplo incluem:
Com o crescimento do tumor na medula óssea, você poderá apresentar dor óssea, mais frequentemente nas costelas e nas costas.
O enfraquecimento dos ossos pode causar:
Seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas.
Exames de sangue podem ajudar a diagnosticar a doença, incluindo:
Um raio-X pode mostrar fraturas ou áreas ocas dentro dos ossos. Se seu médico suspeitar deste tipo de câncer, uma biópsia de medula óssea será realizada.
Uma densitometria óssea pode mostrar perda óssea.
Se os exames confirmarem o diagnóstico de mieloma múltiplo, testes adicionais serão realizados para determinar se houve disseminação do câncer. Este processo é chamado estadiamento. O estadiamento auxilia a orientar o tratamento e o acompanhamento.
As pessoas com a forma branda da doença ou cujo diagnóstico é incerto geralmente são cuidadosamente observadas. Algumas pessoas têm um tipo de mieloma múltiplo de desenvolvimento lento, que demora anos para causar sintomas.
Vários tipos de medicamentos são usados no tratamento do mieloma múltiplo. Eles geralmente são administrados para a prevenção de complicações como fraturas ósseas e lesão renal.
A radioterapia pode ser realizada para aliviar a dor nos ossos ou diminuir um tumor ósseo que esteja causando compressão da medula espinhal.
Um transplante de medula óssea pode ser recomendado.
Você e seu médico podem precisar gerenciar outras preocupações durante o tratamento, incluindo:
Você pode aliviar o estresse da doença frequentando um grupo de apoio com pacientes com câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas em comum poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.
O prognóstico depende da idade do paciente e do estágio da doença. Alguns casos são muito agressivos, enquanto outros demoram anos para se desenvolver.
Em geral, o mieloma múltiplo é tratável, mas raramente pode ser curado.
A insuficiência renal é uma complicação frequente. Outras possíveis complicações incluem:
Consulte um médico se você tiver mieloma múltiplo e surgir uma infecção ou apresentar dormência, perda de movimento ou de sensibilidade.
National Cancer Institute website. PDQ plasma cell neoplasms (including multiple myeloma) treatment. www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/myeloma/healthprofessional. Updated August 10, 2017. Accessed September 29, 2017.
National Comprehensive Cancer Network website. NCCN clinical practice guidelines in oncology: multiple myeloma. Version 1.2018. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/myeloma.pdf. Updated September 15, 2017. Accessed September 29, 2017.
Rajkumar SV, Dispenzieri A. Multiple myeloma and related disorders. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 104.