A anemia é uma condição em que há uma quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos (hemácias) saudáveis. As hemácias fornecem oxigênio aos tecidos do corpo.
Há vários tipos de anemia. Na anemia perniciosa, há redução da quantidade de hemácias devida à absorção inadequada de vitamina B12 pelo intestino.
Anemia aquílica macrocítica; Anemia perniciosa congênita; Anemia perniciosa juvenil; Deficiência de vitamina B12 (má absorção); Anemia - fator intrínseco; Anemia - FI; Anemia - gastrite atrófica
A anemia perniciosa é um tipo de anemia relacionada à vitamina B12. O corpo necessita da vitamina B12 para produzir hemácias. Essa vitamina é obtida através da ingestão de alimentos como carne vermelha, aves, mariscos, ovos e produtos lácteos.
Uma proteína especial, denominada fator intrínseco, ajuda o intestino a absorver a vitamina B12. Essa proteína é liberada pelas células do estômago. Quando o estômago não produz uma quantidade suficiente de fator intrínseco, o intestino não é capaz de absorver adequadamente a vitamina B12.
Causas comuns da anemia perniciosa incluem:
Muito raramente, a anemia perniciosa é passada de forma hereditária. Essa forma é denominada anemia perniciosa congênita. Os bebês com esse tipo de anemia não produzem fator intrínseco ou não são capazes de absorver a vitamina B12 adequadamente no intestino delgado.
Nos adultos, os sintomas de anemia perniciosa geralmente não são observados antes dos 30 anos de idade. A média da idade de diagnóstico é de 60 anos.
Um indivíduo tem mais probabilidade de desenvolver essa doença se:
Certas doenças também podem aumentar o risco. Elas incluem:
Algumas pessoas não apresentam sintomas. Os sintomas podem ser brandos.
Eles incluem:
Se apresentar níveis baixos de vitamina B12 por um longo período de tempo, isso pode causar danos ao sistema nervoso. Os sintomas podem incluir:
O médico realizará um exame físico. Os exames que podem ser realizados incluem:
O objetivo do tratamento é aumentar os níveis de vitamina B12.
O médico ou nutricionista recomendará também a ingestão de uma dieta bem balanceada.
A maioria dos pacientes apresenta melhora com o tratamento.
É importante começar o tratamento precocemente. A lesão nos nervos pode ser permanente se o tratamento não for iniciado até 6 meses após o aparecimento dos sintomas.
Indivíduos com anemia perniciosa podem apresentar pólipos gástricos, além de serem mais propensos a desenvolver câncer gástrico e tumores carcinoides gástricos.
Problemas no cérebro e no sistema nervoso podem continuar ou serem permanentes se houver demora em iniciar o tratamento.
Uma mulher com baixos níveis de B12 pode ter um resultado falso positivo no exame de Papanicolau. Isso ocorre porque a deficiência de vitamina B12 afeta a aparência de determinadas células do colo uterino (células epiteliais).
Consulte um médico se você apresentar sintomas de deficiência de vitamina B12.
Não há nenhuma forma conhecida de prevenção contra esse tipo de anemia. No entanto, a detecção e o tratamento precoces podem ajudar a diminuir as complicações.
Antony AC. Megaloblastic anemias. In: Hoffman R, Benz EJ Jr, Silberstein LE, et al, eds. Hematology: Basic Principles and Practice. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 37.
Bunn HF. Approach to the anemias. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 158.