A insuficiência renal aguda é a perda repentina (menos de 2 dias) da capacidade dos rins de retirar resíduos e auxiliar no equilíbrio dos fluídos e eletrólitos do seu corpo.
Insuficiência dos rins; Insuficiência renal; Insuficiência renal - aguda; IRA; Lesão renal - aguda
Existem muitas causas possíveis de lesão renal. Elas incluem:
Sintomas podem incluir:
O médico realizará um exame físico.
Os exames para avaliar o funcionamento dos rins incluem:
Outros exames de sangue também podem ajudar a revelar a causa subjacente da insuficiência renal.
O ultrassom renal ou abdominal é o exame de escolha para diagnosticar um bloqueio no trato urinário, mas radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem mostrar se há sinais de bloqueio.
Uma vez encontrada a causa, o objetivo do tratamento é ajudar os seus rins a trabalharem novamente e impedir o acúmulo de líquido e resíduos no organismo enquanto os rins se curam. Geralmente é necessário passar a noite no hospital para o tratamento.
A quantidade de líquido que você ingere será limitada à quantidade de urina que você pode produzir. Você receberá instruções sobre o que comer ou não para reduzir o acúmulo de toxinas normalmente processadas pelos rins. Talvez sua dieta tenha que ser alta em carboidratos e baixa em proteína, sal e potássio.
Você pode precisar de antibióticos para tratar ou prevenir a infecção. Podem ser usados diuréticos para ajudar os rins a eliminar o excesso de líquido.
Medicamentos serão administrados por via venosa para ajudar a controlar os níveis de potássio no sangue.
A diálise pode ser necessária em alguns pacientes. Este tratamento realiza o trabalho que os rins fazem normalmente, ou seja, eliminar resíduos tóxicos, excesso de sal e de líquidos. Ela pode salvar vidas se os níveis de potássio estiverem perigosamente altos. A diálise também será usada se:
Na maioria dos casos, a diálise durará por pouco tempo. Raramente o dano renal é tão grande de forma que a diálise seja necessária de forma permanente.
Entre em contato com seu médico se a micção diminuir ou cessar, ou se tiver outros sintomas de insuficiência renal aguda.
Para prevenir insuficiência renal aguda:
Devarajan P. Biomarkers for assessment of renal function during acute kidney injury. In: Alpern RJ, Moe OW, Caplan M, eds. Seldin and Giebisch's The Kidney. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2013:chap 75.
Molitoris BA. Acute kidney injury. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 120.
Sharfuddin AA, Weisbord SD, Palevsky PM, Molitoris BA. Acute kidney injury. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner and Rector's The Kidney. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 31.