A cistite intersticial é uma inflamação crônica da bexiga, causando dor, sensação de pressão e ardência.
Cistite - intersticial; CI
A bexiga é um órgão em forma de balão revestido por uma fina camada muscular. Sua função é armazenar a urina. Quando a bexiga está cheia, um sinal é enviado ao cérebro, resultando em contração dos músculos da bexiga. Na maioria das pessoas, esses sinais não são enviados até que a bexiga esteja quase cheia. No entanto, em pessoas com cistite intersticial, o sinal para esvaziamento da bexiga é enviado com mais frequência e antes de a bexiga estar cheia.
A cistite intersticial ocorre mais frequentemente entre os 30 e 40 anos, embora possa ocorrer em pessoas mais jovens.
Mulheres têm uma probabilidade 10 vezes maior de apresentar cistite intersticial que homens.
A causa exata dessa condição é desconhecida.
Os sintomas da cistite intersticial são crônicos. Eles são intermitentes, com períodos de menor ou maior gravidade. Sintomas comuns incluem:
Muitas pessoas com cistite intersticial por muito tempo também apresentam depressão devido à dor e às mudanças no estilo de vida.
O seu médico irá investigar outras causas para os seus sintomas, incluindo:
Exames de urina podem investigar infecção ou células que sugerem câncer. Durante uma cistoscopia, seu médico usa um tubo especial com uma câmera pequena para visualizar o interior da bexiga. Uma amostra para biópsia poderá ser retirada.
Outros testes ambulatoriais podem ser feitos para mostrar a quantidade de urina necessária para desencadear a vontade de urinar e se a bexiga esvazia completamente após a micção.
Não há cura para cistite intersticial e não há um tratamento padrão comprovadamente eficaz para a maioria dos pacientes. Os resultados variam de pessoa para pessoa.
DIETA E ESTILO DE VIDA
Alguns pacientes acreditam que mudanças em suas dietas podem ajudar a controlar os sintomas. Tente evitar alimentos e bebidas que possam causar irritação na bexiga. Corte um alimento de cada vez e observe se há melhora dos sintomas. Reduzir a consumação ou eliminar café, chocolate, bebidas gaseificadas, bebidas cítricas e alimentos com alto teor de vitamina C pode ajudar.
Abaixo são listados alguns dos alimentos que, de acordo com a Associação de Cistite Intersticial norte-americana, podem causar irritação na bexiga:
Seu médico discutirá com você métodos para o treinamento da bexiga, incluindo urinar em horários específicos ou técnicas de biofeedback para aliviar os espasmos dos músculos do assoalho pélvico.
MEDICAMENTOS E PROCEDIMENTOS
A combinação de terapia com medicamentos pode ajudar, incluindo:
Outras terapias podem incluir:
Algumas pessoas podem achar útil frequentar um grupo de apoio com outros pacientes vivendo com cistite intersticial.
Os resultados dos tratamentos variam. Algumas pessoas respondem bem a tratamentos simples e mudanças na dieta. Outros podem necessitar de tratamentos extensivos ou cirurgia.
Consulte um médico se você apresentar sintomas de cistite intersticial. Certifique-se de mencionar que você suspeita dessa condição. Ela não é facilmente reconhecida ou diagnosticada.
Ferri FF. Interstial cyctitis. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2016. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2016:712-713.
French LM, Bhambore N. Interstitial cystitis/painful bladder syndrome. Am Fam Physician. 2011;83(10):1175-1181. PMID: 21568251 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21568251.
Hanno PM. Bladder pain syndrome (interstitial cystitis) and related disorders. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 14.
Hanno PM, Burks DA, Clemens JQ, et al; Interstitial Cystitis Guidelines Panel of the American Urological Association Education and Research, Inc. AUA guideline for the diagnosis and treatment of interstitial cystitis/bladder pain syndrome. JUrol. 2011;185(6):2162-2170. PMID: 21497847 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21497847.