O cotovelo de tenista é uma sensibilidade ou dor na região externa (lateral) do braço, próxima ao cotovelo.
Bursite epitroclear; Epicondilite lateral; Epicondilite - lateral; Tendinite - cotovelo
A parte do músculo que se liga ao osso é denominada tendão. Alguns músculos do antebraço ligam-se ao osso na parte externa do cotovelo.
Ao usar esses músculos repetidamente, desenvolvem-se algumas fissuras no tendão. Com o tempo, isso gera irritação e dor no local onde o tendão se une ao osso.
Essa lesão é comum em pessoas que jogam muito tênis ou outros esportes que utilizam raquete, por isso o nome "cotovelo de tenista". O backhand é o movimento que mais comumente causa esses sintomas.
Entretanto, qualquer atividade que envolva torção repetitiva do pulso (como uso de uma chave de fenda) pode causar essa condição. Assim, pintores, encanadores, trabalhadores da construção civil, cozinheiros e açougueiros, todos têm probabilidade de desenvolver cotovelo de tenista.
Essa condição também pode ser decorrente do uso constante do teclado e do mouse do computador.
Pessoas entre 35 e 54 anos são mais frequentemente afetadas.
Alguns casos podem ter causa indeterminada.
Sintomas incluem:
O médico irá examiná-lo e fará perguntas sobre os seus sintomas. O exame físico pode mostrar:
Uma ressonância magnética poderá ser realizada para confirmar o diagnóstico.
O primeiro passo é descansar o braço e evitar a atividade que causa os sintomas por, pelo menos, duas a três semanas. Outras medidas incluem:
Se seu cotovelo de tenista for decorrente de atividade esportiva, você pode desejar:
Caso seus sintomas estejam relacionados a atividades realizadas no computador, pergunte a seu chefe se é possível fazer mudanças na sua estação de trabalho ou se alguém pode verificar o ajuste de sua cadeira, mesa e computador.
Um terapeuta operacional pode mostrar como se exercitar para alongar e fortalecer os músculos do antebraço.
Seu médico poderá recomendar uma cotoveleira especial, envolvendo a parte superior do antebraço e diminuindo um pouco a pressão nos músculos.
Além disso, o médico pode injetar cortisona e um medicamento anestésico em torno da área onde o tendão se liga ao osso. Isso pode ajudar a diminuir o inchaço e a dor.
Se a dor persistir após o período de seis a doze meses de descanso e tratamento, pode ser recomendada cirurgia. Converse com seu ortopedista sobre os riscos e se a cirurgia pode ajudar.
A dor no cotovelo pode melhorar sem cirurgia. Entretanto, a maioria das pessoas que faz a cirurgia tem recuperação completa após o procedimento.
Consulte um médico se:
Adams JE, Steinmann SP. Elbow tendinopathies and tendon ruptures. In: Wolfe SW, Hotchkiss RN, Pederson WC, Kozin SH, Cohen MS, eds. Green's Operative Hand Surgery. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 25.
Biundo JJ. Bursitis, tendinitis, and other periarticular disorders and sports medicine. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 263.