Hérnia de disco

Definição

A hérnia (deslocamento) de disco ocorre quando o conteúdo do disco intervertebral é forçado através da parte mais fraca do disco, podendo ocasionar compressão nos nervos adjacentes ou na medula espinhal.

Nomes alternativos

Radiculopatia lombar; Radiculopatia cervical; Hérnia de disco intervertebral; Prolapso de disco intervertebral; Deslocamento de disco; Ruptura de disco; Hérnia de núcleo pulposo; Dor lombar - hérnia de disco; Ciática - hérnia de disco

Causas

Os ossos (vértebras) da coluna vertebral protegem os nervos que se originam no cérebro e descem pelas costas formando a medula espinhal. As raízes nervosas são nervos longos que se ramificam a partir da medula espinhal e saem da coluna vertebral entre cada vértebra.

Os ossos são separados por discos intervertebrais. Esses discos protegem a coluna vertebral e deixam espaço entre as vértebras. Os discos permitem que haja movimento entre as vértebras, o que permite a você se curvar ou se alongar.

A hérnia de disco é uma causa de radiculopatia, uma doença que afeta a raiz dos nervos espinhais.

Os discos deslocados ocorrem com mais frequência em homens de meia-idade ou mais velhos, geralmente após atividades mais exaustivas. Outros fatores de risco incluem:

Sintomas

A dor ocorre mais frequentemente em um lado do corpo. Sintomas variam dependendo do local da lesão, podendo incluir:

A dor em geral começa gradualmente. Ela pode piorar:

Você também pode sentir fraqueza em certos músculos. Às vezes, você pode até nem perceber até que seu médico o examine. Em outros casos, pode ser difícil levantar a perna ou o braço, ficar na ponta de um dos pés, apertar forte com uma das mãos ou outros problemas. Pode haver perda de controle da bexiga, afetando a micção.

Em geral, a dor, a dormência ou a fraqueza desaparecem ou melhoram muito em um período de semanas a meses.

Sinais e testes

Um histórico e exame físico cuidadoso é quase sempre o primeiro passo. Dependendo de onde você apresentar os sintomas, o médico examinará seu pescoço, ombros, braços e mãos ou a região lombar, quadris, pernas e pés.

Seu médico verificará:

O médico também poderá pedir que você:

A dor na perna que ocorre quando você se senta em uma mesa de exames e levanta a perna esticando-a normalmente sugere um disco deslocado na região lombar.

Em outro teste, você deve inclinar a cabeça para frente e para os lados enquanto o médico a pressiona levemente para baixo. O aumento da dor e da dormência durante esse teste geralmente é um sinal de pressão em um nervo do seu pescoço.

EXAMES DE DIAGNÓSTICO

Exames complementares incluem:

Tratamento

O primeiro tratamento para a hérnia de disco é um período curto de repouso com medicamentos analgésicos, seguido por fisioterapia. A maioria das pessoas que segue esses tratamentos se recupera e retorna a suas atividades normais. Poucas pessoas precisarão de mais tratamento, que pode incluir injeções de esteroides ou cirurgia.

MEDICAMENTOS

Medicamentos poderão ajudar a reduzir a dor. O seu médico poderá prescrever:

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

Dieta e exercícios são cruciais para melhorar a dor nas costas de pacientes com excesso de peso.

A fisioterapia é importante para quase todas as pessoas com hérnia de disco. Os terapeutas ensinam como levantar objetos, se vestir, caminhar e realizar outras atividades corretamente. Eles trabalham para fortalecer os músculos que ajudam a sustentar a coluna. Você também aprenderá a aumentar a flexibilidade de sua coluna e das pernas.

Cuidados domiciliares podem incluir:

INJEÇÕES

As injeções de esteroides nas costas na região da hérnia de disco podem ajudar a controlar a dor por vários meses. Essas injeções ajudam a reduzir o inchaço ao redor do disco e a aliviar muitos sintomas mas, como não tratam a causa subjacente, a dor pode retornar depois de algumas semanas a meses. As injeções espinhais são um procedimento ambulatorial.

CIRURGIA

A cirurgia pode ser uma opção para os poucos pacientes cujos sintomas não desaparecem com outros tratamentos e ao longo do tempo.

Discectomia é a cirurgia para remover o disco intervertebral total ou parcialmente.

Discuta com o seu médico quais são as melhores opções de tratamento para você.

Expectativas (prognóstico)

A maioria das pessoas melhora com o tratamento. Uma pequena porcentagem pode continuar tendo dor nas costas mesmo depois do tratamento.

Pode levar vários meses até um ano ou mais para a retomada de todas as atividades sem que haja dor ou tensão nas costas. As pessoas que exercem funções que implicam tensão nas costas ou carregamento de peso podem necessitar mudar de atividade laboral para evitar novas lesões nas costas.

Complicações

Em casos raros, as seguintes complicações podem ocorrer:

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se:

Prevenção

Para prevenir lesões:

Alguns médicos recomendam o uso de órteses para as costas para ajudar a sustentar a coluna. Essas órteses podem ajudar a prevenir lesões em pessoas que têm que carregar objetos pesados no trabalho. Porém, o uso excessivo desses dispositivos pode enfraquecer os músculos abdominais e das costas, piorando o problema.

Referências

Gardocki RJ, Park AL. Lower back pain and disorders of intervertebral discs. In: Canale ST, Beaty JH, eds. Campbell's Operative Orthopaedics. 12th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2013:chap 42.

Magee DJ. Lumbar spine. In: Magee DJ, ed. Orthopaedic Physical Assessment. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 9.

Safran MR, Zachazewski J, Stone DA. Herniated disk (ruptured disk). In: Safran MR, Zachazewski J, Stone DA, eds. Instructions for Sports Medicine Patients. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2012:462-470.


Data da revisão: 9/22/2016
Revisão feita por: C. Benjamin Ma, MD, Professor, Chief, Sports Medicine and Shoulder Service, UCSF Department of Orthopaedic Surgery, San Francisco, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados