O manguito rotador consiste em um grupo de músculos e tendões que se prendem aos ossos da articulação do ombro, permitindo a movimentação do ombro e mantendo-o estável.
Ombro de nadador; Síndrome de colisão do ombro; Síndrome do impacto; Ombro de tenista; Tendinite - manguito rotador; Tendinite do manguito rotador; Síndrome de uso excessivo do ombro
A articulação do ombro é uma junta articulada em que a parte superior do osso do braço (úmero) forma uma junta com a escápula. O manguito rotador mantém a cabeça do úmero dentro da escápula e controla o movimento da articulação do ombro.
TENDINITE
Os tendões do manguito rotador passam por baixo da área óssea, inserindo-se na parte superior do osso do braço. Quando esses tendões ficam inflamados, há maior desgaste durante os movimentos do ombro. Às vezes, um esporão ósseo pode estreitar o espaço ainda mais.
Esse problema é chamado de tendinite do manguito rotador ou síndrome do impacto. Causas incluem:
LACERAÇÕES
Lacerações do manguito rotador podem ocorrer de duas maneiras:
Há dois tipos de laceração do manguito rotador:
TENDINITE
No início, a dor é leve ocorre em atividades em que o braço permanece acima da cabeça ou elevado para o lado. Essas atividades incluem escovar o cabelo, alcançar objetos em prateleiras ou praticar um esporte que use movimentos do braço acima da cabeça.
A dor é mais comum na parte da frente do ombro e pode irradiar para o lado do braço. Entretanto, essa dor sempre para antes de chegar nos cotovelos. Se a dor se desloca além do braço para o cotovelo e a mão, isso pode indicar um nervo comprimido.
Também pode haver dor ao abaixar os ombros de uma posição levantada.
Com o tempo, a dor pode estar presente com o braço em repouso ou à noite, principalmente ao deitar sobre o ombro afetado. Você pode apresentar fraqueza e perda de movimento ao erguer o braço acima da cabeça. Seu ombro pode ficar rígido ao levantar peso ou movimentar-se. Colocar o braço nas costas pode ser difícil.
LACERAÇÕES DO MANGUITO ROTADOR
A dor de uma laceração súbita após uma queda ou lesão geralmente é intensa. Normalmente, há fraqueza do ombro e do braço. Pode ser difícil mover o ombro ou os braços acima do ombro. Você pode sentir estalos durante a movimentação.
Os sintomas de uma laceração crônica do manguito rotador incluem aumento gradual da dor, fraqueza e rigidez ou perda de movimento.
A maioria das pessoas com lacerações de tendão do manguito rotador sente dor à noite. As dores que pioram durante a noite podem acordá-lo. Durante o dia, a dor é mais tolerável e ocorre com certos movimentos.
Com o tempo, os sintomas ficam muito piores e não são aliviados por medicamentos, descanso ou exercício.
Um exame físico pode revelar sensibilidade no ombro. Pode haver dor quando o ombro é levantado acima da cabeça. Normalmente, há uma fraqueza do ombro quando colocado em determinadas posições.
Raios-X do ombro podem mostrar um esporão. Radiografias também podem ajudar a descartar outras causas de dor no ombro, como artrite.
Se o médico suspeitar que você está com uma laceração do manguito rotador, você poderá fazer um ou mais dos seguintes testes:
Siga as orientações do seu médico quanto aos cuidados em casa. Seguir as medidas de cuidado pode melhorar os sintomas para que você possa retornar à pratica de esportes ou de outras atividades.
TENDINITE
O tratamento envolve repousar o ombro e evitar atividades que provoquem dor. Outras medidas incluem:
LACERAÇÕES
Uma pessoa com laceração parcial do manguito rotador que normalmente não sobrecarrega o ombro pode tentar descansar e se exercitar.
Se o manguito rotador tiver uma ruptura completa ou se os sintomas persistirem apesar de uma terapia conservadora, poderá ser necessária uma cirurgia para reparar o tendão. Na maior parte dos casos, a cirurgia artroscópica pode ser realizada. Alguns rompimentos amplos requerem cirurgia aberta para reparar o tendão lesionado.
Muitas pessoas se recuperam completamente após combinar medicamentos, fisioterapia e injeções de esteroides após um episódio de tendinite do manguito rotador. A recuperação pode demorar semanas a meses. Algumas precisam alterar ou reduzir o tempo dedicado a certos esportes para se verem livres da dor.
As pessoas com rupturas do manguito rotador tendem a ter bom prognóstico, embora o resultado dependa enormemente do tamanho da ruptura e de quanto tempo ela esteve presente, bem como da idade e do nível de funcionalidade anterior à lesão.
Entre em contato com o seu médico se tiver dor persistente no ombro ou se os sintomas não melhorem com o tratamento.
Evite movimentos repetitivos acima do nível da cabeça. Exercícios para fortalecer os músculos do ombro e do braço também podem ajudar a evitar problemas no manguito rotador. Mantenha uma boa postura para manter seus tendões e músculos do manguito rotador nas posições corretas.
Hsu JE, Gee AO, Lippitt SB, Matsen FA. The rotator cuff. In: Rockwood CA, Matsen FA, Wirth MA, Lippitt SB, Fehringer EV, Sperling JW, eds. Rockwood and Matsen's The Shoulder. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 14.
Rudolph GH, Moen T, Garofalo R, Krishnan SG. Rotator cuff and impingement lesions. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee and Drez's Orthopaedic Sports Medicine: Principles and Practice. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 52.