Câncer de próstata

Definição

O câncer de próstata é um tipo de câncer que começa na glândula prostática. A próstata é uma estrutura pequena do tamanho de uma noz que faz parte do sistema reprodutivo masculino. Ela envolve a uretra, o tubo que transporta a urina para fora do corpo.

Nomes alternativos

Câncer - próstata; Biópsia - próstata; Biópsia de próstata; Escore de Gleason

Causas

O câncer de próstata é a causa mais comum de morte por câncer em homens acima dos 75 anos. O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40 anos.

As pessoas que pertencem ao grupo de risco mais alto incluem:

Outras pessoas com risco incluem:

O câncer de próstata é menos comum em pessoas que não comem carne (vegetarianos).

Um problema comum em quase todos os homens à medida que eles envelhecem é a próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna ou BPH). Esse problema não aumenta o risco de câncer de próstata, mas pode alterar o resultado do teste PSA (antígeno prostático específico).

Sintomas

Geralmente não há sintomas em casos iniciais de câncer da próstata.

O exame de sangue PSA é muitas vezes feito para identificar precocemente o câncer de próstata. Frequentemente há aumento nos níveis de PSA antes de os sintomas surgirem.

Os sintomas listados abaixo podem ocorrer com o câncer de próstata à medida em que o câncer aumenta de tamanho. Tais sintomas são causados também por outros problemas prostáticos:

Quando o câncer se espalhar (metástase), pode haver dor ou sensibilidade nos ossos, mais frequentemente nos ossos da coluna lombar e da pelve.

Sinais e testes

Um exame de toque retal anormal pode ser o único sinal de câncer da próstata.

Uma biópsia é necessária para confirmar o diagnóstico. A biópsia é um procedimento feito para a retirada de uma amostra do tecido da próstata, realizado em consultório. A amostra é enviada a um laboratório para análise.

O seu médico poderá recomendar a realização de uma biópsia se:

Os resultados da biópsia são relatados usando algo chamado escala de Gleason ou escore de Gleason.

A escala de Gleason mede a agressividade do câncer de próstata. Ela classifica o tumor em uma escala de 1 a 5. Muitas vezes, diferentes valores estão presentes na mesma amostra de tecido. A escala de Gleason é criada somando os dois valores mais predominantes. Quanto mais alto for o valor do escore de Gleason, maior será a probabilidade de o câncer se disseminar para fora da próstata:

Os seguintes exames podem ser feitos para determinar se o câncer se disseminou:

O PSA é usado para monitorar o câncer após o tratamento.

Tratamento

A escolha do melhor tratamento dependerá de muitos fatores, incluindo sua escala de Gleason e o seu estado de saúde geral. Seu médico irá discutir suas opções de tratamento com você.

Se o câncer não tiver sido disseminado para fora da próstata, tratamentos comuns incluem:

Se você for mais velho, seu médico pode recomendar simplesmente monitorar o câncer com testes de PSA e biópsias.

A terapia hormonal é usada principalmente para câncer que se espalhou para além da próstata. Ela ajuda a aliviar os sintomas e previne o crescimento e a disseminação do câncer, mas não cura o câncer.

Se o câncer de próstata se espalhar mesmo após a terapia hormonal, cirurgia ou radiação, o tratamento pode incluir:

Cirurgia, radioterapia e terapia hormonal podem afetar seu desempenho sexual. Problemas com o controle da urina são possíveis após cirurgia e radioterapia. Discuta suas preocupações com o seu médico.

Após o tratamento para câncer de próstata, você será monitorado de perto para garantir que o câncer não se espalhe. Isso inclui exames de rotina, incluindo exames de PSA (geralmente a cada 3 meses a 1 ano).

Grupos de apoio

Você pode reduzir o estresse da doença participando de um grupo de apoio para pessoas com câncer de próstata. Compartilhar com outros que têm experiências e problemas comuns pode ajudar você a não se sentir sozinho.

Expectativas (prognóstico)

O prognóstico depende se há disseminação do câncer e do quão anormal as células cancerosas são (escore de Gleason) no momento do diagnóstico.

Cura é possível se o câncer não se tiver disseminado. O tratamento hormonal pode melhorar sua qualidade de vida, mesmo que não seja possível uma cura.

Complicações

A maioria das complicações do câncer de próstata ocorre devido a diferentes tratamentos.

Quando contatar um profissional de saúde

Converse sobre as vantagens e desvantagens da triagem de PSA com seu médico.

Prevenção

Converse com o seu médico sobre maneiras possíveis de diminuir o seu risco para câncer de próstata, como mudanças no estilo de vida, dieta e exercício físico.

Não há medicamentos aprovados pela FDA (a agência reguladora norte-americana) para prevenir o câncer de próstata.

Referências

American Urological Association Education and Research, Inc. PSA testing for the pretreatment staging and posttreatment management of prostate cancer: 2013 Revision of 2009 Best Practice Statement. Linthicum, MD: American Urological Association Education and Research, Inc. 2013. Available at: www.auanet.org/common/pdf/education/clinical-guidance/Prostate-Specific-Antigen.pdf. Accessed October 2, 2015.

Eastham JA, Scardino PT. Expectant management of prostate cancer. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Novick AC, Patin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2012:chap 101.

Loeb S, Carter HB. Early detection, diagnosis, and staging of prostate cancer. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Novick AC, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2012:chap 99.

National Cancer Institute: PDQ Prostate Cancer Treatment. Bethesda, MD: National Cancer Institute. Date last modified August 7, 2015. Available at: www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/prostate/HealthProfessional. Accessed October 2, 2015.

National Comprehensive Cancer Network. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology (NCCN Guidelines): Prostate cancer. Version 1.2015. Available at: www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/prostate.pdf. Accessed October 2, 2015.

Nelson WG, Carter HB, DeWeese TL, Eisenberger MA. Prostate cancer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Dorshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2014:chap 84.


Data da revisão: 7/31/2019
Revisão feita por: Sovrin M. Shah, MD, Assistant Professor, Department of Urology, The Icahn School of Medicine at Mount Sinai, New York, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados