Hipercalcemia é o excesso de cálcio no sangue.
Cálcio - elevado; Níveis aumentados de cálcio; Hiperparatireoidismo - hypercalcemia
O hormônio da paratireoide (PTH) e a vitamina D ajudam a controlar o equilíbrio do cálcio no corpo.
A causa mais comum de hipercalcemia é a liberação aumentada de PTH pelas paratireoides. O excesso de PTH pode ocorrer devido a:
Outras condições médicas que também podem causar hipercalcemia incluem:
Homens e mulheres de todas as idades podem apresentar hipercalcemia. No entanto, mulheres com mais de 50 anos têm maior risco. Na maioria dos casos, a hipercalcemia é decorrente do hiperparatireoidismo primário.
A condição é mais frequentemente diagnosticada em estágio inicial através de exames de sangue de rotina. A maioria das pessoas não tem sintomas.
Os sintomas podem variar, dependendo da causa e da duração da hipercalcemia. Eles podem incluir:
Um diagnóstico preciso é necessário em casos de hipercalcemia. Pacientes com cálculos renais devem realizar exames complementares para investigação de hipercalcemia.
O tratamento visa a causa da hipercalcemia sempre que possível. Nas pessoas com hiperparatireoidismo primário, pode ser necessário realizar uma cirurgia para retirar a glândula paratireoide anormal, curando a hipercalcemia.
Contudo, se a hipercalcemia for moderada, seu médico poderá considerar a opção de monitorar a doença. Discuta com o seu médico se essa abordagem é adequada para você.
A hipercalcemia grave que causa sintomas e exige internação é geralmente tratada com:
O sucesso do tratamento depende da causa da hipercalcemia. Pacientes com hiperparatireoidismo moderado ou hipercalcemia com uma causa tratável obtêm êxito no tratamento e geralmente não têm complicações.
Pacientes com hipercalcemia causada por doenças tais como câncer ou sarcoidose podem não ter sucesso, mas isso geralmente se deve à própria doença e não à hipercalcemia.
Doença gastrointestinal
Rim
Psicológicas
Esqueléticas
Essas complicações da hipercalcemia de longo prazo são incomuns nos dias de hoje.
Consulte o seu médico se tiver:
A maioria das causas da hipercalcemia não pode ser evitada. Mulheres acima dos 50 anos devem consultar o médico regularmente e fazer exame de sangue para verificar os níveis de cálcio caso tenham sintomas de hipercalcemia.
Converse com o seu médico sobre a dose adequada de cálcio e vitamina D para você.
Bringhurst FR, Demay MB, Kronenberg HM. Hormones and disorders of mineral metabolism. In: Melmed S, Polonsky KS, Crane RT, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 28.
Ferri FF. Milk-alkali syndrome. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2016. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:803.
Thakker RV. The parathyroid glands, hypercalcemia, and hypocalcemia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman' s Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 245.