A doença de Cushing é uma condição na qual a glândula pituitária libera níveis elevados de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). A glândula pituitária, também chamada hipófise, é um órgão do sistema endócrino.
A doença de Cushing é uma forma da síndrome de Cushing. Outras formas da síndrome de Cushing incluem síndrome de Cushing exógena, síndrome de Cushing causada por um tumor adrenal e síndrome de Cushing devida à secreção ectópica de ACTH.
Cushing pituitário; Adenoma secretor de ACTH
A doença de Cushing é causada por um tumor ou crescimento excessivo (hiperplasia) da glândula pituitária, localizada na base do cérebro. Um tipo de tumor chamado adenoma é a causa mais comum. Um adenoma é um tumor benigno.
Na doença de Cushing, há liberação em excesso do ACTH. Este hormônio estimula a produção e a liberação do cortisol, um hormônio do estresse. A liberação excessiva de ACTH leva à produção excessiva de cortisol pelas adrenais.
O cortisol é liberado normalmente durante situações de estresse. Ele controla o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, além de ajudar a reduzir a resposta do sistema imunológico à inflamação.
Os sintomas incluem:
Alterações cutâneas frequentes incluem:
Alterações musculares e ósseas incluem:
Mulheres podem apresentar:
Homens podem apresentar:
Outros sintomas que podem ocorrer incluem:
O seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas.
Os exames são feitos para confirmar se há excesso de cortisol no corpo, para então determinar a causa.
Os seguintes exames podem confirmar o excesso de cortisol:
Os seguintes exames podem ajudar a determinar a causa:
Outros testes que podem ser realizados incluem:
O tratamento envolve cirurgia para retirar o tumor pituitário, se possível. Após a cirurgia, a pituitária pode começar lentamente a funcionar novamente e voltar ao normal.
Durante o processo de recuperação você pode precisar de tratamento para reposição de cortisol, até que a glândula volte a produzir ACTH.
Tratamento por radiação da glândula pituitária também pode ser usado se a retirada do tumor não puder ser completa.
Se o tumor não responder à cirurgia ou radiação, você pode tomar medicamentos para impedir que seu corpo produza cortisol.
Se esses tratamentos não forem bem-sucedidos, as glândulas adrenais podem ter que ser removidas para impedir a produção de altos níveis de cortisol. A remoção das adrenais pode causar aumento importante do tumor pituitário (síndrome de Nelson).
Não tratada, a doença de Cushing pode provocar grave enfermidade, até mesmo a morte. A retirada do tumor pode levar à plena recuperação, mas o tumor pode crescer novamente.
Complicações incluem:
Consulte o seu médico se desenvolver sintomas da doença de Cushing.
Se você já tiver retirado um tumor pituitário, procure-o se tiver sinais de complicações, inclusive sinais de que o tumor voltou.
Molitch ME. Anterior pituitary. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 224.
Stewart PM, Newell-Price JDC. The adrenal cortex. In: Melmed S, Polonsky KS, Larsen PR, Kronenberg HM, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 15.