Hepatite A
Definição
A hepatite A é a inflamação (irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus da hepatite A.
Nomes alternativos
Hepatite viral; Hepatite infecciosa
Causas
O vírus da hepatite A é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, estando presente cerca de 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem e durante a primeira semana da doença.
Você pode contrair hepatite A se:
- Você comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A. Frutas e verduras cruas e com casca, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus da hepatite A.
- Você tiver contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha a doença.
- Uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos.
- Você participar de práticas sexuais que envolvam contato oral e anal.
Como nem todas as pessoas com hepatite A apresentam sintomas, o número de pessoas infectadas é bem maior do que número de pacientes com diagnóstico.
Os fatores de risco incluem:
- Viagens, especialmente para regiões da Ásia, América do Sul ou Central, África e Oriente Médio
- Uso de drogas injetáveis
- Morar em um asilo ou casa de repouso
- Trabalhar na área da saúde, no setor de alimentos ou de saneamento ou fossas
Outras infecções comuns pelo vírus da hepatite incluem hepatite B e hepatite C. A hepatite A é geralmente menos grave que as hepatites B e C.
Sintomas
Geralmente, os sintomas começam entre 2 e 6 semanas após a exposição ao vírus da hepatite A. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos.
Os sintomas incluem:
- Urina escura
- Fadiga
- Coceira
- Perda de apetite
- Febre baixa
- Náuseas e vômitos
- Fezes pálidas ou com cor de argila
- Pele amarelada (icterícia)
Sinais e exames
O médico realizará um exame físico e verificará se seu fígado está aumentado e sensível.
Os exames de sangue podem mostrar:
- Alto nível de anticorpos IgM e IgG para hepatite A (o IgM normalmente é positivo antes do IgG)
- Níveis elevados de enzimas hepáticas (testes de função hepática), especialmente níveis de enzimas transaminases
Tratamento
Não há tratamento específico para hepatite A.
- É recomendado que você descanse e mantenha uma boa hidratação quando os sintomas são mais graves.
- Pessoas com hepatite aguda devem evitar o álcool e substâncias que são tóxicas para o fígado, incluindo paracetamol durante a fase aguda da doença e por vários meses após.
- Alimentos gordurosos podem causar vômitos, sendo melhor evitá-los durante a fase aguda.
Expectativas (prognóstico)
O vírus não permanece no organismo depois que a infecção desaparece.
A maioria das pessoas com hepatite A se recupera dentro de 3 meses. Quase todos os pacientes melhoram dentro de 6 meses. Após a recuperação, não há danos permanentes. Além disso, você estará imune e não irá contrair hepatite A novamente. O risco de morte é baixo, embora maior em idosos e pessoas com doença hepática crônica.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se você apresentar sintomas de hepatite.
Prevenção
As dicas a seguir podem ajudar a reduzir o risco de passar ou pegar o vírus:
- Sempre lave bem as mãos após usar o banheiro e quando entrar em contato com sangue, fezes ou fluidos corporais de uma pessoa infectada.
- Evite água e alimentos sujos.
O vírus pode se espalhar mais rapidamente em creches e outros lugares onde as pessoas têm contato próximo. Lavar as mãos antes e após a troca de fraldas, antes de servir alimentos e após usar o banheiro pode prevenir surtos.
Se foi exposto recentemente à hepatite A e nunca teve a doença antes ou não recebeu vacina contra a hepatite A, pergunte ao seu médico sobre a necessidade de imunoglobulina ou vacina contra a hepatite A.
Motivos comuns pelos quais você pode precisar receber um ou ambos os tratamentos incluem:
- Você tem hepatite B ou C ou outra forma de doença hepática crônica
- Você mora com alguém com hepatite A
- Você teve contato sexual recentemente com alguém com hepatite A
- Você compartilhou recentemente drogas ilegais, injetáveis ou não, com alguém com hepatite A
- Você teve contato pessoal durante um período de tempo com alguém com hepatite A
- Você foi a um restaurante onde a comida ou os utensílios estavam contaminados com hepatite
- Você tem uma viagem planejada a um lugar onde hepatite A é comum
As vacinas que protegem contra a hepatite A estão disponíveis. A vacina começa a proteger 4 semanas após a primeira dose. O reforço de 6 a 12 meses é necessário para a proteção a longo prazo.
Viajantes devem tomar as seguintes precauções:
- Evitar laticínios.
- Evitar carne e peixe crus ou mal cozidos.
- Ter cuidado com frutas que possam ter sido lavadas em água contaminada. Os viajantes devem descascar todas as frutas e verduras frescas eles mesmos.
- Não comprar frutas na rua.
- Deverão vacinar-se contra a hepatite A (e, possivelmente, contra a hepatite B) se viajarem para países onde houver surtos da doença.
- Consumir apenas água gaseificada engarrafada para escovar os dentes e para beber. (Lembre-se de que cubos de gelo podem causar infecção.)
- Se não houver água disponível, ferver a água é o melhor método para eliminar a hepatite A. Ferver a água por pelo menos 1 minuto geralmente a deixa apropriada para beber.
- Refeições quentes devem estar quentes ao toque e devem ser consumidas imediatamente.
Referências
Kim DK, Bridges CB, Harriman KH; Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP), ACIP Adult Immunization Work Group. Advisory Committee on immunization practices recommended immunization Schedule for adults aged 19 years or older--United States, 2016. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2016;65(4):88-90. PMID: 26845417 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26845417.
Pawlotsky J-M. Acute viral hepatitis. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 148.
Robinson CL; Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP), ACIP Child/Adolescent Immunization Work Group. Advisory Committee on Immunization Practices Recommended Immunization Schedules for Persons Aged 0 Through 18 Years--United States, 2016. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2016;65(4):86-87. PMID: 26845283 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26845283.
Sjogren MH, Bassett JT. Hepatitis A. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 78.
Data da revisão:
1/30/2023
Revisão feita por: Michael M. Phillips, MD, Emeritus Professor of Medicine, The George Washington University School of Medicine, Washington, DC. Internal review and update on 02/10/2024 by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados