Silicose é uma doença respiratória causada pela aspiração (inalação) de pó de sílica.
Silicose aguda; Silicose crônica; Silicose acelerada; Fibrose massiva progressiva; Silicose conglomerada; Silicoproteinose
A sílica é um cristal comum de ocorrência natural. É encontrada na maioria dos leitos de rocha e forma pó durante a mineração, escavação, construção de túneis e trabalho com minérios metálicos. A sílica é uma parte importante da areia, então as pessoas que trabalham com vidro e os jateadores de areia também estão expostos à sílica.
Existem três tipos de silicose:
As pessoas que trabalham expostas ao pó de sílica estão em risco. Esses trabalhos incluem:
A exposição intensa à sílica pode causar a doença em um ano, mas, normalmente, são necessários de 10 a 15 anos de exposição para que os sintomas apareçam. Empresas devem adotar medidas de controle e de proteção variadas, visando limitar a quantidade de pó de sílica inalada pelo trabalhador, diminuindo assim a incidência de silicose.
Sintomas incluem:
Seu médico fará um histórico médico que inclui várias perguntas sobre seus trabalhos (passado e presente), hobbies e outras atividades que podem ter exposto você à sílica. O médico também fará um exame físico.
Exames para confirmar o diagnóstico e descartar doenças similares incluem:
Não há um tratamento específico para a silicose. A remoção da fonte de exposição à sílica é importante para evitar que a doença piore. Os tratamentos de apoio incluem medicamentos para tosse, broncodilatadores e oxigênio, caso sejam necessários. Antibióticos podem ser prescritos para infecções respiratórias, caso sejam necessários. Sempre consulte o seu médico antes de tomar medicação.
O tratamento também inclui limitar a exposição a substâncias irritantes e deixar de fumar.
As pessoas com silicose têm maior risco de desenvolver tuberculose. Acredita-se que a sílica interfira na reação imunológica do corpo à bactéria que causa tuberculose. As pessoas com silicose devem realizar testes cutâneos para verificar a exposição à tuberculose. Aquelas que tiverem um teste positivo poderão ser tratadas com drogas contra a tuberculose, de acordo com orientação médica. Alterações na aparência do raio-X do tórax também pode ser um sinal de tuberculose.
Os pacientes com silicose grave podem precisar de um transplante de pulmão.
A participação em um grupo de apoio em que seja possível encontrar outras pessoas com silicose ou doenças relacionadas pode ajudá-lo a entender sua doença e a adaptar-se aos tratamentos.
O prognóstico varia conforme a extensão da lesão pulmonar.
A silicose pode levar às seguintes condições:
Entre em contato com o seu médico se for exposto à sílica no trabalho e tiver sintomas da doença.
Se você tem um trabalho de alto risco ou realiza uma atividade de lazer de alto risco, use máscaras contra poeira e não fume. Também pode ser necessário usar outros equipamentos de proteção individual, como uma máscara respiratória (respirador).
Cowie RL, Becklake MR. Pneumoconioses. In: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al., eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 73.
Tarlo SM. Occupational lung disease. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 93.