A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma das doenças pulmonares mais comuns. Ela dificulta a respiração.
Existem duas formas principais de DPOC:
A maioria das pessoas com DPOC tem uma combinação de ambas as formas.
DPOC; Doença crônica obstrutiva das vias respiratórias; Bronquite crônica; Enfisema; Enfisema pulmonar; Bronquite - crônica
O fumo é a causa principal da DPOC. Quanto mais uma pessoa fuma, maior a chance de ela desenvolver DPOC. No entanto, algumas pessoas fumam por anos e nunca têm DPOC.
Em casos raros, não fumantes que têm carência de uma proteína chamada alfa-1 antitripsina podem desenvolver enfisema.
Outros fatores de risco para DPOC são:
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
Como os sintomas da DPOC se desenvolvem lentamente, algumas pessoas podem não perceber que têm DPOC.
O melhor teste para DPOC é um exame da função dos pulmões chamado espirometria. Este teste envolve soprar o mais forte possível em uma pequena máquina que testa a capacidade dos pulmões. Os resultados podem ser verificados imediatamente.
Usar um estetoscópio para auscultar os pulmões também pode ser útil. Entretanto, às vezes os pulmões emitem ruídos normais mesmo quando a DPOC está presente.
Exames de imagem dos pulmões (como raio-X e tomografia computadorizada) podem ser úteis. No entanto, mesmo em uma pessoa com DPOC, os pulmões podem parecer normais no raio-X. Uma tomografia geralmente mostrará sinais de DPOC.
Algumas vezes, um teste de sangue chamado gasometria arterial pode ser realizado para medir as quantidades de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue.
Não há cura para a DPOC. No entanto, existem muitas coisas que você pode fazer para aliviar os sintomas e evitar que a doença piore.
Se você fuma, a hora de parar é agora. Esta é a melhor maneira de desacelerar os danos aos pulmões.
Medicamentos usados para tratar da DPOC incluem:
Em casos graves ou durante intensificações súbitas, talvez seja necessário receber:
Antibióticos poderão ser prescritos durante intensificações súbitas dos sintomas pois uma infecção pode piorar a DPOC.
Você poderá precisar de oxigenoterapia em casa se o nível baixo de oxigênio em seu sangue estiver baixo.
A reabilitação pulmonar não cura a doença pulmonar, mas ela pode ensiná-lo a respirar de uma maneira diferente para que você possa se manter ativo e sentir melhor.
VIVENDO COM DPOC
Você pode tomar atitudes todos os dias para evitar que sua DPOC piore, proteger os seus pulmões e continuar saudável.
Caminhe para se fortalecer.
Coisas que você pode fazer para facilitar a rotina em casa incluem:
Tenha uma dieta saudável com peixe, frango e carne magra, bem como frutas e vegetais. Se for difícil manter seu peso, converse com um médico ou nutricionista sobre a ingestão de alimentos com mais calorias.
Cirurgia pode ser usada para tratar DPOC, mas apenas algumas pessoas se beneficiam de tratamentos cirúrgicos:
Você pode aliviar o estresse da doença participando de um grupo de apoio. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas em comum poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.
A DPOC é uma doença com efeitos a longo prazo (crônica). A doença piorará mais rapidamente se você não parar de fumar.
Se você tiver DPOC grave, você terá falta de ar com a maioria das atividades físicas. Você poderá ser internado em um hospital com mais frequência.
Converse com o seu médico sobre o uso de máquinas de respiração e cuidados no fim da vida à medida que a doença progride.
Com a DPOC, você pode ter outros problemas de saúde, tais como:
Vá para a emergência de algum hospital ou ligue para o número de emergência local (como 192) se você tiver uma rápida piora da falta de ar.
Não fumar previne a maioria dos casos de DPOC. Pergunte a um profissional de saúde sobre programas para parar de fumar. Medicamentos também estão disponíveis para ajudá-lo a parar de fumar.
Celli BR, Zuwallack RL. Pulmonary rehabilitation. In: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 105.
Criner GJ, Bourbeau J, Diekemper RL, et al. Prevention of acute exacerbations of COPD: American College of Chest Physicians and Canadian Thoracic Society guideline. Chest. 2015;147(4):894-942. PMID: 25321320 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25321320.
Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) website. Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease: 2023 Report. goldcopd.org/2023-gold-report-2/. Accessed January 6, 2023.
Han MK, Lazarus SC. COPD: clinical diagnosis and management. In: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 44.
National Institutes of Health, National Heart, Lung, and Blood Institute website. COPD National Action Plan. Bethesda, MD: National Institutes of Health; 2017. NIH publication 17-HL-8031. www.nhlbi.nih.gov/health-topics/education-and-awareness/COPD-national-action-plan.