Lesão espinhal
Definição
A medula espinhal contém os nervos que transportam mensagens entre seu cérebro e o corpo. A medula passa através do pescoço e pelas costas. Uma lesão da medula espinhal é muito grave porque pode causar perda de movimento (paralisia) abaixo do local da lesão.
Nomes alternativos
Lesão na medula espinhal; Lesão da coluna; Lesão da medula espinhal
Causas
Uma lesão na medula espinhal pode ser causada por:
- Ferimento de arma de fogo ou por faca
- Lesão traumática no rosto, no pescoço, na cabeça, no peito ou nas costas (por exemplo, um acidente de automóvel)
- Acidente de mergulho
- Choque elétrico
- Contorção extrema da parte central do corpo
- Queda sobre a cabeça durante uma lesão esportiva
- Queda de uma grande altura
Sintomas
Os sintomas de uma lesão na medula espinhal podem incluir:
- Cabeça em posição incomum
- Dormência ou formigamento que se espalha por um braço ou perna
- Fraqueza
- Dificuldade para caminhar
- Paralisia (perda de movimento) de braços ou pernas
- Falta de controle sobre a bexiga ou os intestinos
- Choque (pele pálida, fria e úmida, lábios e unhas roxas ou azuladas, confusão extrema ou estado semiconsciente)
- Alteração do estado de alerta (inconsciência)
- Pescoço rígido, dor de cabeça ou dor no pescoço
Primeiros socorros
Nunca movimente uma pessoa que possa ter uma lesão espinhal, a menos que seja absolutamente necessário. Por exemplo, se for preciso retirar alguém de um automóvel em chamas ou para ajudá-lo a respirar.
Mantenha a pessoa absolutamente imóvel e segura até que chegue ajuda médica.
- Ligue para um número de emergência local, como o 192.
- Mantenha a cabeça e o pescoço da pessoa na posição na qual ela foi encontrada. Não tente reposicionar o pescoço. Não permita que o pescoço seja curvado ou virado.
- Não permita que a pessoa se levante ou caminhe sem auxílio.
Se a pessoa não estiver alerta ou respondendo:
- Verifique a respiração e a circulação da pessoa.
- Se necessário, comece a ressuscitação cardiopulmonar. Não faça respirações de resgate (por exemplo, boca a boca). Faça apenas compressões torácicas.
Não vire a pessoa a menos que ela esteja vomitando ou se engasgando com sangue, ou se você precisar verificar a respiração. Caso precise virar a pessoa:
- Peça ajuda de uma outra pessoa.
- Uma pessoa deve se posicionar na cabeça da pessoa que sofreu a lesão, e a outra, ao lado dela.
- Mantenha a cabeça, o pescoço e as costas da pessoa alinhados enquanto você a vira de lado.
Não faça
- Não curve, gire ou levante a cabeça ou o corpo da pessoa.
- Não tente mover a pessoa antes de a ajuda médica chegar, a menos que seja absolutamente necessário.
- Não remova o capacete se houver suspeita de uma lesão na coluna vertebral.
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para o número de emergência local (como 192) se você acha que alguém sofreu uma lesão na medula espinhal. Não movimente a pessoa a não ser em caso de perigo iminente.
Prevenção
As seguintes recomendações podem diminuir o risco de lesão espinhal:
- Use cintos de segurança.
- Nunca beba álcool e dirija.
- Não mergulhe de cabeça em piscinas, lagos, rios e outros corpos d'água, especialmente se não puder determinar a profundidade da água ou se a água não for transparente.
- Não tente deter ou avançar em uma pessoa com sua cabeça.
Referências
American Red Cross. First Aid/CPR/AED Participant's Manual. 2nd ed. Dallas, TX: American Red Cross; 2014.
Kaji AH, Newton E, Hockberger RS. Spinal injuries. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 43.
Data da revisão:
4/13/2015
Revisão feita por: Dennis Ogiela, MD, orthopedic surgery and physical medicine and rehabilitation, Danbury Hospital, Danbury, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados