Dor no cotovelo

Definição

Este artigo descreve fatos relativos a dores e desconforto no cotovelo, não relacionados à lesão direta.

Nomes alternativos

Dor - cotovelo

Causas comuns

A dor no cotovelo pode ser causada por uma série de problemas. Uma das causas comuns em adultos é a tendinite, uma inflamação e lesão dos tendões - tecidos moles que prendem os músculos ao osso.

As pessoas que praticam esportes com raquete estão mais propensas a lesionar os tendões por fora do cotovelo. Essa condição é conhecida como cotovelo do tenista. Jogadores de golfe estão mais propensos a lesionar os tendões da parte interna do cotovelo.

Outros causadores comuns da tendinite no cotovelo são jardinagem, beisebol, utilização de chave de fenda ou movimentos excessivos do pulso e braço.

Crianças pequenas geralmente desenvolvem o chamado "cotovelo de babá", normalmente quando é puxado o braço esticado da criança. Os ossos são afastados um do outro momentaneamente e um ligamento desliza entre eles, ficando preso quando os ossos tentam voltar à posição inicial. Quando isso ocorre, a criança se recusa a usar o braço e chora bastante ao tentar dobrar ou esticar o cotovelo. Essa condição é também conhecida como subluxação do cotovelo (deslocamento parcial).

Outras causas comuns de dor no cotovelo são:

Cuidados em casa

Com cuidado, tente mover o cotovelo e aumentar sua amplitude de movimento. Se isso te machuca ou você não pode mover o cotovelo, entre em contato com seu médico ou enfermeiro.

Ligue para o médico se

Consulte o médico se:

O que esperar da consulta médica

O médico realizará um exame físico, com atenção especial ao cotovelo, e fará perguntas como:

O tratamento depende da causa, mas pode envolver:

Prevenção

Referências

Ronthal M. Arm and neck pain. In: Bradley WG, Daroff RB, Fenichel GM, Jankovic J, eds. Neurology in Clinical Practice. 5th ed. Philadelphia, Pa: Butterworth-Heinemann; 2008:chap 32.

Regan WD, Grondin PP, Morrey BF. Elbow and forearm. In: DeLee JC, Drez D Jr, Miller MD, eds. DeLee and Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 3rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009:chap 19.


Reveja Data: 9/8/2014
Avaliado por: C. Benjamin Ma, MD, Assistant Professor, Chief, Sports Medicine and Shoulder Service, UCSF Department of Orthopaedic Surgery, San Francisco, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com