Dor nos testículos

Definição

A dor nos testículos é o desconforto em um ou ambos os testículos. Ela às vezes se propaga para o baixo abdome.

Nomes alternativos

Dor - testículo

Considerações

Os testículos se localizam dentro do escroto. Eles são muito sensíveis. Até mesmo uma pequena lesão pode provocar dor ou desconforto nos testículos. Entretanto, uma dor forte e repentina nos testículos requer atendimento médico imediato.

Toda vez que um homem jovem sentir dor abdominal, o escroto deverá ser examinado cuidadosamente. Em algumas doenças, pode ocorrer dor abdominal antes da dor nos testículos, como na torção de testículo. Essa é uma torção que pode cortar o suprimento sanguíneo e provocar a morte do tecido. A torção testicular é uma emergência que precisa ser tratada em questão de horas.

O câncer de testículo geralmente é indolor. Porém, todo nódulo testicular deve ser avaliado pelo médico, seja doloroso ou não.

Causas comuns

As causas de dor nos testículos incluem:

As possíveis infecções incluem:

A presença de líquido nos testículos geralmente provoca inchaço indolor, mas pode provocar um leve desconforto. Existem vários tipos de acúmulo de líquido:

A dor também pode ser causada por uma hérnia ou por uma ereção não aliviada.

Cuidados em casa

Algumas causas de dor nos testículos, como a torção testicular, podem levar à infertilidade se não forem tratadas imediatamente. As infecções também devem ser examinadas e tratadas rapidamente. Se a infecção for causada por bactéria, o médico receitará um antibiótico.

Para causas não urgentes de dor nos testículos, como pequenas lesões e acúmulo de líquido, as seguintes medidas caseiras podem ser tomadas para reduzir o desconforto e o inchaço:

Ligue para o médico se

Ligue para seu médico imediatamente ou vá para o pronto-socorro se:

Também consulte o médico imediatamente se:

O que esperar da consulta médica

O médico fará um exame físico com ênfase na virilha, nos testículos e no abdome. Para ajudar a diagnosticar a causa da dor, o médico fará perguntas sobre seu histórico clínico, como:

Os seguintes exames de diagnóstico podem ser realizados:

O tratamento pode incluir:

Prevenção

Referências

Trojian TH, Lishnak TS, Heiman D. Epididymitis and Orchitis: An Overview. Am Fam Physician. April 2009; 79(7).

Turgut AT, Bhatt S, Dogra VS. Acute Painful Scrotum. Ultrasound Clinics. Jan 2008; 3(1).

Schneck FX, Bellinger MF. Abnormalities of the testes and scrotum and their surgical management. In: Wein AJ, ed. Campbell-Walsh Urology. 9th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 127.


Reveja Data: 9/25/2013
Avaliado por: Scott Miller, MD, Urologist in private practice in Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Bethanne Black, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com