Urina - com sangue

Definição

O sangue na urina, ou hematúria, pode ser classificado como microscópico ou macroscópico.

Nomes alternativos

Hematúria; sangue na urina

Considerações

Nas mulheres, pode parecer que há sangue na urina quando na verdade ele está saindo da vagina. Nos homens, o que às vezes pode ser confundido com sangramento urinário é uma ejaculação com sangue, em geral devido a um problema na próstata. Em alguns casos, o sangue na urina pode ser confundido com sangue de uma evacuação. De qualquer forma, você deve consultar um médico.

A mudança de coloração causada por certos medicamentos, pela beterraba ou por outros alimentos pode parecer com sangue na urina.

Talvez você não veja o sangue na urina. Em alguns casos, ele é encontrado microscopicamente quando o médico analisa a urina durante um exame de rotina. O médico acompanhará esse problema para ver se persiste e identificará a causa.

Quando o sangue é visível a olho nu, sempre é necessária uma avaliação imediata detalhada. Em crianças, a hospitalização costuma ser necessária para concluir o procedimento.

Causas comuns

Há muitas causas possíveis para o sangue na urina. Frequentemente, o sangue da urina tem origem em um problema em seus rins ou em outra parte do trato urinário. Se seus rins, trato urinário, próstata e órgãos genitais estiverem bem, o médico poderá verificar se existe um distúrbio hemorrágico.

As causas renais e do trato urinário incluem:

As causas relacionadas a distúrbios do sangue incluem:

Ligue para o médico se

O sangue na urina nunca deve ser ignorado. Fale de seus sintomas para o médico e receba uma avaliação adequada, principalmente se tiver perda de peso inexplicável, desconforto ao urinar, micção frequente ou urgência para urinar.

Ligue imediatamente para o médico se:

Também ligue para seu médico se:

O que esperar da consulta médica

O médico fará um histórico clínico e realizará um exame físico. As perguntas do histórico poderão incluir:

Os exames que podem ser feitos incluem:

O tratamento dependerá da causa do sangue na urina. Se for confirmada uma infecção do trato urinário, poderão ser receitados antibióticos. Quando apropriado, serão receitados medicamentos para a dor.

Referências

Gerber GS, Brendler CB. Evaluation of the urologic patient: History, physical examination, and the urinalysis. In: Wein AJ, ed. Campbell-Walsh Urology. 9th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007: chap 3.


Reveja Data: 12/27/2013
Avaliado por: Louis S. Liou, MD, PhD, Chief of Urology, Cambridge Health Alliance, Visiting Assistant Professor of Surgery, Harvard Medical School. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Bethanne Black, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com