Dor de dente

Definição

A dor de dente é o desconforto físico no dente ou ao redor dele

Nomes alternativos

Dor - dente ou dentes

Considerações

Geralmente, uma dor de dente é o resultado de cáries dentárias ou, às vezes, de uma infecção. A cárie dentária costuma ser causada pela higiene dental precária, embora a tendência para ter cáries seja parcialmente hereditária.

Algumas vezes, a dor sentida no dente se deve, na verdade, a dores em outras partes do corpo. Isso é chamado de dor reflexa ou irradiada. Por exemplo, às vezes uma dor de ouvido pode provocar dor de dente.

Causas comuns

Cuidados em casa

Medicamentos de venda livre podem ser usados enquanto você espera pela consulta com o dentista ou o médico.

Para dores de dente causadas por abscessos dentários, o dentista pode recomendar tratamento com antibióticos e outros tratamentos, como tratamento de canal.

Para prevenir a cárie dentária, mantenha uma boa higiene oral. É recomendado ter uma dieta com pouco açúcar combinada ao uso regular do fio dental, escovação com pasta de dentes com flúor e limpeza profissional frequente. As aplicações de selante e flúor pelo dentista são importantes para prevenir a cárie.

Ligue para o médico se

Procure atendimento médico se:

Observação: O dentista é a pessoa apropriada para consultar na maioria dos casos de dor de dente. Entretanto, se o problema for dor irradiada de outro lugar, poderá ser necessário consultar o médico.

O que esperar da consulta médica

O dentista examinará você. O exame físico pode incluir: boca, dentes, gengivas, língua, garganta, ouvidos, nariz e pescoço. Podem ser necessários raios X dentários. O dentista pode recomendar outros exames, dependendo da causa suspeita.

O dentista fará perguntas sobre seu histórico clínico e sintomas, como:

O tratamento poderá incluir obturações, extração do dente ou tratamento de canal se o problema for grave. Quando há febre ou inchaço da mandíbula, geralmente é receitado um antibiótico.

Referências

Benko K. Emergency dental procedures. In: Roberts JR, Hedges JR, eds. Clinical Procedures in Emergency Medicine. 6th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2013:chap 64.


Reveja Data: 2/25/2014
Avaliado por: Ilona Fotek, DMD, MS, Palm Beach Prosthodontics Dental Associates, West Palm Beach, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com