Dor de cabeça

Definição

Uma cefaleia é dor ou desconforto na cabeça, no couro cabeludo ou no pescoço. Causas sérias de cefaleias são muito raras. A maioria das pessoas com cefaleias pode se sentir muito melhor ao fazer mudanças de estilo de vida, aprender maneiras de relaxar e, às vezes, tomar medicamentos.

Veja também:

Nomes alternativos

Dor - cabeça; Cefaleias de rebote; Cefaleias por uso excessivo de medicamentos

Causas comuns

As cefaleias mais comuns provavelmente são causadas por músculos tensos nos ombros, pescoço, couro cabeludo e mandíbula. Essas são chamadas de cefaleias por tensão. Frequentemente se relacionam a estresse, depressão ou ansiedade.

Excesso de trabalho, horas de sono insuficientes, pular refeições e consumir álcool ou drogas podem lhe tornar mais suscetíveis a elas. Algumas cefaleias podem ser causadas por:

Pessoas que consomem cafeína podem ter cefaleias quando não consomem sua quantidade diária normal.

Outras causas comuns incluem:

Cefaleias por tensão tendem a ser nos dois lados da cabeça. Frequentemente, começam na parte posterior e se espalham para a frente. A dor pode parecer uma pressão ou aperto, como uma faixa apertada ou um torno. Seus ombros, pescoço ou mandíbula podem parecer duros e doloridos. A dor normalmente é persistente, mas não piora com atividade.

Enxaquecas são cefaleias graves que normalmente ocorrem com outros sintomas, como problemas de visão ou náusea. A dor pode ser descrita como latejante ou pulsante. Ela tende a começar de um lado da cabeça, embora possa se espalhar para os dois lados.

Você pode ter uma "aura" (um grupo de sintomas de advertência que começam antes da cefaleia). A dor normalmente piora à medida que você tenta se movimentar. Para mais informações sobre este tipo de cefaleia, veja: Enxaqueca.

Outros tipos de cefaleias:

Cefaleias podem ocorrer se tiver um resfriado, gripe, febre ou tensão pré-menstrual.

Se tiver mais de 50 anos e está tendo cefaleias pela primeira vez, uma condição chamada arterite temporal pode ser a causa. Sintomas desta condição incluem problemas de visão e uma dor que piora ao mastigar. Há um risco de ficar cego com esta condição, então você deve buscar tratamento imediatamente.

Causas raras de cefaleia incluem:

Cuidados domésticos

Mantenha um diário de cefaleias para ajudar a encontrar a origem ou o que desencadeia seus sintomas. Então mude seu ambiente ou hábitos para evitar futuras cefaleias.

Quando uma cefaleia ocorre, escreva:

Depois de um tempo, você pode começar a ver um padrão.

Você pode aliviar uma cefaleia descansando com os olhos fechados e a cabeça apoiada. Técnicas de relaxamento podem ajudar. Uma massagem ou compressa quente aplicada atrás da parte superior do pescoço pode ajudar a aliviar cefaleias de tensão.

TOMAR MEDICAMENTOS PARA CEFALEIA EM CASA

Tente paracetamol, aspirina ou ibuprofeno para cefaleias por tensão. NÃO dê aspirina para crianças devido ao risco de síndrome de Reye.

Enxaquecas podem responder a medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou a medicamentos para enxaqueca que tenham uma combinação de drogas.

Se remédios comuns não controlarem sua dor, converse com seu médico sobre possíveis medicamentos receitados.

Pessoas que tomam medicamentos para dor regularmente por 3 ou mais dias por semana podem desenvolver superuso de medicamentos, ou cefaleias de rebote. Todos os tipos de analgésico (incluindo os vendidos sem receita) podem causar cefaleias de rebote. Se você acha que isso pode ser um problema, converse com seu médico.

Medicamentos receitados utilizados para enxaquecas incluem:

Às vezes, medicamentos para aliviar náusea e vômitos são úteis para outros sintomas da enxaqueca.

Se você tem cefaleias frequentemente, seu médico pode receitar medicamentos para preveni-las. É importante tomar esses remédios todo dia conforme receitado, mesmo quando não se tem uma cefaleia.

PREVENÇÃO

Os seguintes hábitos saudáveis podem diminuir o estresse e reduzir sua chance de ter cefaleias:

Consulte seu médico se

Leve os seguintes sintomas a sério. Se não puder falar com seu médico imediatamente, vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência (192) se:

Consulte seu médico se:

O que esperar no consultório do seu médico

Seu médico fará um histórico médico e examinará sua cabeça, olhos, ouvidos, nariz, garganta, pescoço e sistema nervoso.

O diagnóstico se baseia normalmente em seu histórico de sintomas. Um "diário da cefaleia" pode ser útil para registrar informações sobre dores de cabeça ao longo de um tempo. Seu médico pode fazer perguntas como:

Exames diagnósticos que podem ser realizados incluem:

Se uma enxaqueca for diagnosticada, poderão ser receitados medicamentos que contêm ergotamina. A arterite temporal deve ser tratada com esteroides para ajudar a evitar a cegueira. Outras doenças são tratadas conforme adequado.

Referências

Boes CJ, Capobianco DJ, Cutrer FM, et al. Headache and other craniofacial pain. In: Bradley WG, Daroff RB, Fenichel GM, Jankovic J, eds. Neurology in Clinical Practice. 5th ed. Philadelphia, Pa: Butterworth-Heinemann; 2008:chap 73.

Kwiatkowski T, Alagappan K. Headache. In: Marx JA, Hockberger Rs, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier;2009:chap 101.


Reveja Data: 11/5/2014
Avaliado por: Joseph V. Campellone, M.D., Division of Neurology, Cooper University Hospital, Camden, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com