Joanetes

Definição

Joanete é quando o dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé. Isso provoca um calo na extremidade externa do dedo do pé.

Nomes alternativos

Hallux valgus

Causas, incidência e fatores de risco

Joanetes acontecem com mais frequência em mulheres e podem, às vezes, ser passados de geração a geração. Pessoas que nasceram com anormalidade nos ossos do pé estão mais propensas a terem joanetes. O uso de sapatos de bico fino e de salto alto pode causar o desenvolvimento de um joanete. O joanete pode se tornar doloroso uma vez que um osso extra e uma bolsa com líquidos crescem na base do dedão do pé.

Sintomas

Sinais e testes

Um médico geralmente consegue diagnosticar o joanete só de olhar. Um raio x do pé pode mostrar um ângulo irregular entre o dedão e o pé e, em alguns casos, artrite.

Tratamento

Quando o joanete começar a aparecer, tome cuidado com seus pés e use sapatos que não apertem os dedos. Isso geralmente soluciona o problema e previne a necessidade de qualquer tratamento futuro. O uso de almofadinhas de feltro ou espuma no pé para proteger o joanete ou de separadores para afastar o dedão do segundo dedo à noite pode ser proveitoso. Eles estão disponíveis nas farmácias. Você também pode fazer um buraco em um par de sapatos velhos e confortáveis para usar em casa.

Se o joanete piorar (causando grave deformidade ou dor), a cirurgia para realinhar o dedo e remover o calo ossudo (bunionectomia) pode ser eficaz. Existem mais de 100 diferentes técnicas cirúrgicas descritas para tratar do joanete.

Expectativas (prognóstico)

O resultado depende da idade e das atividades praticadas, e também da gravidade do joanete. Adolescentes podem ter mais problemas com joanete do que adultos. Muitos adultos cuidam do joanete logo quando ele surge e trocam de sapatos regularmente. A cirurgia reduz a dor em muitos, mas não todos, os pacientes com joanete.

Complicações

Ligando para o médico

Agende uma consulta com seu médico se o joanete:

Prevenção

Evite comprimir os dedos do pé com sapatos apertados.

Referências

Wexler D, Grosser DM, Kile TA. Bunion and bunionette. In: Frontera WR, Silver JK, eds. Essentials of Physical Medicine and Rehabilitation. 2nd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier:2008;chap 76.

Richardson EG. Disorders of the hallux. In: Canale ST, Beatty JH, eds. Campbell's Operative Orthopaedics. 11th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2007:chap 78.


Reveja Data: 3/8/2014
Avaliado por: C. Benjamin Ma, MD, Assistant Professor, Chief, Sports Medicine and Shoulder Service, UCSF Department of Orthopaedic Surgery. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com