Bronquite

Definição

A bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A bronquite pode ser aguda (curta duração) ou ser crônica - dura por muito tempo e tem alta recorrência.

Consulte também: Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Nomes alternativos

Inflamação - brônquios; bronquite aguda

Causas, incidência e fatores de risco

A bronquite aguda costuma acompanhar uma infecção viral respiratória. No início, ela afeta o nariz, os seios da face e a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que a bactéria infectou as vias respiratórias, além do vírus.

Pessoas com risco de bronquite aguda incluem:

A bronquite crônica é uma doença com efeitos a longo prazo. Pessoas com a doença têm uma tosse que produz muco excessivo. Para ser diagnosticada com bronquite crônica, a pessoa deve tossir com muco na maior parte dos dias do mês, por pelo menos 3 meses.

A bronquite crônica é um tipo de Doença pulmonar obstrutiva crônica ou DPOC (abreviado). (Enfisema é outro tipo de DPOC.)

As seguintes condições podem piorar a bronquite:

Sintomas

Os sintomas de quaisquer dos tipos de bronquite podem incluir:

Mesmo após o desaparecimento da bronquite aguda, você ainda pode ter uma tosse seca e incômoda que se estende por várias semanas.

Outros sintomas de bronquite crônica consistem em:

Sinais e testes

O médico vai auscultar seus pulmões através do estetoscópio. Sons anormais nos pulmões chamados de estertores ou outros ruídos respiratórios anormais podem ser ouvidos.

Os testes incluem:

Tratamento

NÃO são necessários antibióticos para a bronquite aguda causada por um vírus. A infecção costuma desaparecer sozinha depois de 1 semana. Siga os seguintes passos para ter algum alívio:

Se os sintomas não desaparecerem, seu médico pode prescrever a você um inalador para abrir as vias respiratórias, caso você esteja com chiado no peito. Antibióticos podem ser receitados se houver suspeita de uma infecção bacteriana secundária. Na maioria das vezes, os antibióticos não são necessários nem recomendados.

Para qualquer tipo de bronquite, o passo mais importante a ser tomado é PARAR de fumar. Se a bronquite for diagnosticada cedo o suficiente, é possível evitar danos aos pulmões.

Expectativas (prognóstico)

Na bronquite aguda, os sintomas costumam desaparecer em 7 a 10 dias, caso você não tenha nenhum distúrbio pulmonar subjacente. Entretanto, uma tosse seca e cortada pode se arrastar por vários meses.

A chance de recuperação é muito baixa em pessoas com bronquite crônica avançada. A detecção e o tratamento precoces combinados com a interrupção do hábito de fumar melhoram significantemente a chance de um excelente resultado no tratamento.

Complicações

Tanto a bronquite aguda quanto a crônica podem originar uma pneumonia. Se você sofre de bronquite crônica, tem mais chances de apresentar infecções respiratórias recorrentes. Você também pode desenvolver:

Ligando para o médico

Ligue para o médico se:

Prevenção

Referências

Braman SS. Diagnosis and management of cough: ACCP Evidence-Based Clinical Practice Guidelines. Chest. 2006;129:1S-23S.

Gwaltney JM. Acute bronchitis. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 6th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2005:chap 58.


Reveja Data: 7/15/2012
Avaliado por: Denis Hadjiliadis, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Pulmonary, Allergy and Critical Care, University of Pennsylvania, Philadelphia, PA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M. Health Solutions, Ebix, Inc.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com