Pé de atleta

Definição

O pé de atleta é uma infecção nos pés causada por fungo. O termo médico é tinea pedis. Ele pode durar pouco ou muito tempo e pode voltar a ocorrer após o tratamento.

Nomes alternativos

Tinea pedis, infecção por fungo - pés; tinea do pé; infecção - fungo - pés; dermatofitose - pé

Causas, incidência e fatores de risco

O pé de atleta ocorre quando um determinado fungo cresce na pele dos seus pés. Além dos dedos do pé, os sintomas podem ocorrer nos tornozelos, palmas e entre os dedos das mãos.

O pé de atleta é o tipo mais comum dentre as infecções fúngicas por tinea. Esse fungo se prolifera em áreas quentes e úmidas. O risco de contrair pé de atleta aumenta se você:

O pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido por contato direto ou contato com outros itens, como calçados, meias e o piso e banheiros ou piscinas.

Sintomas

O sintoma mais comum é apresentar pele rachada e descamada entre os dedos ou parte lateral do pé. Outros sintomas podem incluir:

Se o fungo espalhar para as unhas, elas podem ficar descoloridas, grossas e até quebrar.

O pé de atleta pode ocorrer ao mesmo tempo que outras infecções de pele por fungo, como a tinha ou coceira de jóquei.

Consulte também: Infecção por fungo na unha

Sinais e testes

O médico pode diagnosticar o pé de atleta simplesmente examinando sua pele. Se algum exame for necessário, algumas opções são:

Tratamento

Os pós ou as pomadas antifúngicos vendidos sem receita médica podem ajudar a controlar a infecção. Eles geralmente contêm miconazol, clotrimazol ou tolnaftato. Continue usando o medicamento por uma ou duas semanas após a infecção para evitar que ela volte.

Além disso:

O pé de atleta geralmente responde bem aos cuidados caseiros, embora ele possa voltar.

Se o pé de atleta não melhorar depois de 2 a 4 semanas com o cuidado caseiro, ou retornar frequentemente, procure seu médico. O médico pode receitar medicamentos antifúngicos mais fortes, como cetoconazol ou terbinafina. Os antibióticos podem ser necessários para tratar infecções bacterianas que ocorrem por coçar demais.

Expectativas (prognóstico)

As infecções de pé de atleta variam de leves a graves e podem durar muito ou pouco tempo. Elas podem persistir ou voltar, mas geralmente respondem bem ao tratamento. Medicação prolongada e cuidados preventivos podem ser necessários.

Complicações

Ligando para o médico

Ligue para seu médico imediatamente se:

Também ligue para seu médico se os sintomas de pé de atleta não desaparecerem depois de 2 a 4 semanas realizando os cuidados caseiros.

Prevenção

Para evitar o pé de atleta:

Referências

Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009.


Reveja Data: 5/15/2013
Avaliado por: Kevin Berman, MD, PhD, Associate, Atlanta Center for Dermatologic Disease, Atlanta, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com