Urticária

Definição

A urticária é caracterizada por vergões vermelhos e salientes na superfície da pele que geralmente provocam coceira. Ela normalmente é uma reação alérgica a alimentos ou medicamentos.

Nomes alternativos

Prurido

Causas, incidência e fatores de risco

Quando alguém apresenta uma reação alérgica a uma substância, o corpo libera histamina e outras substâncias químicas na corrente sanguínea. Isso causa coceira, inchaço e outros sintomas. A urticária é uma reação comum, principalmente nas pessoas com outras alergias, como a febre do feno.

Quando ocorre inchaço ou vergão no rosto, principalmente nos lábios ou olhos, chamamos angioedema. O inchaço do angioedema também pode ocorrer nas mãos, nos pés e na garganta.

Muitas substâncias podem desencadear a urticária:

A urticária também pode surgir como resultado de:

Sintomas

A urticária pode crescer, se espalhar e se unir para formar áreas maiores de pele lisa e saliente.

Eles também podem mudar de formato, desaparecer e reaparecer dentro de minutos ou horas. A urticária verdadeira vem e vai. Quando você pressiona seu centro, ele fica branco. Isso é denominado de branqueamento.

Sinais e testes

O médico examina a pele para determinar se você tem urticária.

Se você possui um histórico de alergias, o diagnóstico fica ainda mais evidente.

Às vezes, testes de pele e exames de sangue são realizados para confirmar que você teve uma reação alérgica e para determinar a substância que causou a resposta alérgica. Uma biópsia da pele pode confirmar o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento pode não ser necessário se a urticária for leve. Ela pode desaparecer sozinha. Para reduzir a coceira e o inchaço:

Se a sua reação for grave, principalmente se o inchaço estiver na garganta, talvez seja preciso tomar uma injeção de emergência de epinefrina (adrenalina) ou esteroides. Uma urticária na garganta pode bloquear a via respiratória, dificultando a respiração.

Expectativas (prognóstico)

A urticária pode ser desconfortável, mas é geralmente inofensiva e desaparece sozinha. Na maioria das vezes, a causa exata da urticária não é identificada.

Complicações

Ligando para o médico

Ligue para 192 ou para um número de emergência local se você:

Ligue para seu médico se a urticária for grave, desconfortável e não responder aos autocuidados caseiros.

Prevenção

Referências

Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009.


Reveja Data: 5/15/2013
Avaliado por: Kevin Berman, MD, PhD, Associate, Atlanta Center for Dermatologic Disease, Atlanta, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com